A pandemia teve que acelerar forçadamente os métodos de aula online, e o que antes era utilizado em baixa frequência somente nos ambientes universitários, foi obrigado a se transferir também para rotina escolar infantil e juvenil.
E como resultado de tudo isso, muitas famílias estão tendo que tomar a frente do aprendizado dos filhos, e organizar uma rotina escolar dentro de casa, para manter a educação dos pequenos.
Neste texto, vamos apresentar para você algumas dicas sobre educação em casa. Logo após ler, você poderá colocá-las em prática, e assim desenvolver uma rotina de aprendizado mais saudável para as crianças, mesmo durante esses dias turbulentos. Vem com a gente até o final.
DICA 1: ENTENDA AS TECNOLOGIAS
Por mais que muitos pais queiram, não adianta resistir a isto: as tecnologias já fazem parte do mundo educacional atual, e a tendência é que permaneça durante algum tempo.
Plataformas como Google Classroom, Telegram, Zoom, já estão inseridas no modelo de educação, e é preciso estudá-las, entendê-las e familiarizar-se com elas, pois quanto mais os pais estão atualizados e integrados com esses canais de comunicação, e também ferramentas que otimizam o ensino online, maior a chance de poder ajudar as crianças a desenvolver um aprendizado inteligente.
DICA 2: ELIMINE DISTRAÇÕES
Quando se trabalha, estuda, e executa diversas atividades dentro de casa, é muito fácil de se perder nas obrigações, e acabar se distraindo com qualquer coisa, ainda mais quando se tem televisão, vídeo game, celular, e tudo que distraia bem próximo.
Por isso, quando for botar em prática as atividades da rotina escolar em casa, escolha um ambiente afastado de tudo que possa causar distrações, assim será possível manter a concentração ativa dos pequenos durante os momentos de estudo.
DICA 3: CRIE UM ESPAÇO EXCLUSIVO PARA ESTUDOS
E complementando a dica 2, é muito importante a criança ter um espaço reservado para seus estudos em casa. Tudo bem que às vezes não é possível, mas se a sua casa ou apartamento possibilitar, não deixe de colocar em prática essa dica importantíssima.
Não apenas tenha o local, faça tudo para manter ele sempre organizado, limpo, bem iluminado, e somente os itens essenciais para uma rotina escolar educacional em casa, mantendo todas distrações longe do alcance.
DICA 4: DETERMINE HORÁRIOS
Segurar as crianças em uma única atividade por muito tempo, é bem complicado, ainda mais se for pra estudar, e não para se divertir. Por isso, combine com seus pequenos um horário específico para os estudos, assim como era na rotina escolar fora de casa.
Após isto, para conseguir alinhar um pouco mais com a educação da escola, você pode desenvolver um calendário com assuntos estudados e trabalhados, e também um cronograma para data de entrega destas tarefas.
Com essa estratégia de datas definidas, você consegue evitar que a criança misture tempo de diversão com estudo, e também impede que momentos familiares se confundam com as atividades educacionais.
DICA 5: CONVERSE SOBRE OS ENSINAMENTOS E APRENDIZADOS NO ESTUDO
Tão importante quanto educar, os professores também têm um papel fundamental de ouvir, solucionar problemas, direcionar, e tentar facilitar o máximo a assimilação do conteúdo abordado.
Talvez os pais não tenham a formação, e nem a disponibilidade exclusiva para isto, mas debater sobre os ensinamentos e aprendizados da criança, e trazer o conhecimento para situações da vida real de modo lúdico, é essencial para fixar a assimilação do conteúdo abordado nos estudos.
Está preparado (a) para começar a colocar em prática essas dicas com os pequenos?!
Se quiser saber mais dicas sobre educação infantil, temos diversas outras matérias aqui no nosso Blog. Nos acompanhe também no Instagram e Facebook da Escolinha, e tenha em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre a Educação Infantil e Juvenil de qualidade.