6 pilares do Método Montessori: O desenvolvimento completo e equilibrado na infância.

A metodologia pedagógica Montessori visa contribuir com o desenvolvimento das crianças, respeitando o ritmo de cada indivíduo e estimulando o conhecimento a partir de diferentes atividades com seus graus de dificuldade. O método é baseado em 6 pilares, dentre eles estão a autoeducação e o ambiente preparado. Confira abaixo tudo sobre a educação montessoriana!

O Método Montessori foi fundado pela pedagoga, médica e educadora italiana Maria Montessori, em 1929, que tem como princípio o processo educativo que se desenvolve com base na evolução da criança e adolescente em todas as áreas do seu desenvolvimento – emocional, social, físico e cognitivo.

Com destaque no processo de evolução infantil, o Método Montessori considera que todas as crianças têm a capacidade de aprender de forma espontânea a partir das experiências que lhe é proposta no ambiente, respeitando sempre o tempo, personalidade e liberdade individual da criança.

A metodologia foi inicialmente aplicada nas escolas infantis da Itália e posteriormente se espalhou pelas instituições ao redor do mundo. No Brasil ela tem sido implementada desde 1910 e cada vez mais têm conquistado novos adeptos.  Mas afinal, como pode funcionar uma escola montessoriana? 

Escola montessorianas

É importante destacar que, mesmo o método colocando a criança como protagonista do aprendizado, não limita a função dos pais, escola e do educador, fazendo com que se tornem facilitadores no desenvolvimento e evolução da criança. 

Com o intuito de atender às necessidades das crianças em sua determinada faixa etária, as salas de aula Montessori são diferenciadas. Contêm maneiras e ambientes diferentes para as crianças aprenderem a brincar sozinhas, em grupos, pares, nas mesas ou no chão. 

Da mesma forma, os ambientes são projetados para o tamanho da criança, envolvendo prateleiras de livros, móveis, utensílios e os próprios materiais Montessori. Sempre priorizando cores vibrantes, imagens interessantes, materiais naturais e objetos atrativos, portanto, a criança tem total liberdade para escolher as atividades que lhe interessam.

Algumas características no ambiente escolar: 

  • Diferentes estágios de aprendizagem, conforme o ritmo e interesse dos aprendizes
  • Utensílios do cotidiano são utilizados no processo de aprendizagem
  • Estudante tem papel ativo no aprendizado
  • Currículo multidisciplinar, que permite trabalhar um conteúdo a partir de diferentes disciplinas
  • Salas com alunos de diferentes idades
  • Estímulo ao autoconhecimento e autodisciplina.

Os 6 pilares do Método Montessori

Sem mais delongas, o método possui foco em seis pilares, com base em algumas características comuns a cada faixa etária. São eles:

1. Autoeducação

2. Educação como ciência

3. Educação Cósmica

4. Ambiente Preparado

5. Adulto Preparado

6. Criança Equilibrada

Vamos conhecer um por vez? 

1 – Autoeducação:

Em primeiro lugar, é a capacidade natural da criança para aprender. A ideia é fazer com que ela compreenda todo o mundo ao seu redor, ao explorar, pesquisar e investigar. Por isso, deve ter liberdade para aprender, independentemente de quantas vezes ela precise repetir o exercício ou tarefa.

O método promove o ambiente e os materiais adequados para o desenvolvimento natural da criança, dando a ela a chance de perceber seus próprios erros, assim, poderá se desenvolver por meio dos seus próprios esforços e no seu ritmo.

2 – Educação como ciência:

A educação como ciência tem o efeito de compreender o processo de aprendizagem de cada indivíduo, de maneira singular, podendo assim, desenvolver uma educação mais eficiente do que a tradicional. É assim, tendo consciência e analisando a criança, que se inicia a construção do equilíbrio e felicidade na vida da criança.

3 – Educação cósmica:

Esse conceito auxilia a criança a compreender o mundo, ela passa a ter uma visão mais ampla do universo. O educador tem como função passar o conhecimento de forma organizada, estimulando a imaginação e incentivando a criança a fazer o seu papel de acordo com o lugar que ela ocupa no mundo.

4 – Ambiente preparado:

O espaço de aprendizagem deve estar adaptado conforme as necessidades da criança. É importante que o ambiente fale com ela para que se sinta livre e independente, priorizando a organização com objetos interessantes e móveis adaptados à sua faixa etária, facilitando e incentivando a descoberta de novos saberes.

5 – Criança equilibrada:

De fato, ao oferecer os meios adequados para o desenvolvimento e evolução da criança, levando em conta o seu estado emocional e psicológico, ela alcança o equilíbrio interior, tornando-se mais concentrada, generosa, feliz, com iniciativa e independente. O verdadeiro objetivo do trabalho Montessori é fazer com que a criança encontre seu equilíbrio natural, é a partir disso que dará início a todo o trabalho educacional.

6 – Adulto preparado:

Certamente um adulto preparado deve estar envolvido no processo educativo, interagindo com a criança e confiando que ela pode agir sozinha, mas que a sua presença será sentida caso necessária. É importante observar as indicações de necessidades da criança, oferecendo os meios que ela se sinta satisfeita e a vontade para aprender de maneira independente.

Portanto, todos os pilares do Método Montessori devem trabalhar em harmonia para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário identificar os sinais de eficiência de cada criança individualmente a partir do que lhe é oferecido, respeitando suas limitações e vontades.

Se você achou interessante o que leu até aqui, veja algumas edições da Todolivro para se aprofundar mais no assunto: Montessori e Meu Primeiro Livro De Atividades.

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