Na medida em que as crianças crescem, crescem também as preocupações e surgem algumas dúvidas em relação à educação dos filhos.
Entre as diferentes inseguranças dos pais, uma delas é: “qual a idade ideal para colocar o filho na escola?”
Se essa dúvida já passou pela sua cabeça e você não sabe a resposta, nós vamos te ajudar!
Para respondê-la, é preciso considerar diversas questões, como o estilo de vida da família, trabalho dos pais, entre outras.
Quer descobrir qual a idade ideal para colocar o filho na escola considerando tudo o que está envolvido nessa questão?
Então vem com a gente!
Qual idade ideal para colocar filho na escola?
A idade ideal para colocar o filho na escola é a partir de dois anos e meio a três anos. Essa é a idade na qual ele está pronto para interagir com outras crianças e iniciar a socialização.
Entretanto, isso não significa que se você colocar o filho antes ou depois deste período na escola estará errado. Pelo contrário!
Isso porque é preciso considerar várias questões sobre o assunto, como a estrutura que a criança tem em casa, se os pais trabalham fora, se ele recebe bastante estímulo em casa, entre várias outras coisas.
Por exemplo, se a criança tem outros irmãos pequenos que ficam em casa no mesmo período e uma pessoa para cuidar, ele já está aprendendo a socializar, de certa forma.
Neste caso, a família pode preferir deixá-lo em casa até que chegue o momento de ir para a escola.
Agora, se os pais trabalham durante o dia, talvez a melhor opção seja colocá-lo em uma escola, na qual ele será estimulado desde cedo.
– Há alguma lei sobre o assunto?
Sim! A Lei 12.796/2013 estabelece que as crianças devem ser matriculadas na escola a partir dos 4 anos de idade.
Ensino domiciliar ou escola?
Novamente, essa é uma questão que depende do estilo de vida dos pais e de como cada família prefere educar seus filhos.
O ensino domiciliar já é adotado em muitos países e, com a pandemia, passou a ser adotado ainda mais em alguns lugares.
Entretanto, a causa possui defensores e críticos e a gente sabe que não são todas as famílias que conseguem adotar este método.
Afinal, é necessário dedicação total dos pais para que a educação seja feita em casa.
Se o ensino domiciliar for a opção escolhida pela família, vale lembrar que é necessário que a socialização também esteja incluída no planejamento educacional, seja por meio de aulas de música, teatro ou outras atividades extracurriculares.
Já falamos sobre educação domiciliar aqui no blog, no texto: O que é Homeschooling: Saiba como funciona, os prós e os contras. Não deixe de conferir!
A importância da escola para o desenvolvimento das crianças
Como falamos anteriormente, a escola ajuda na socialização da criança, mas esse não é o único motivo que a torna importante.
O objetivo da educação infantil é que a criança aprenda desenvolver habilidades fundamentais além de melhorar suas capacidades cognitivas e motoras.
Trabalhando de forma lúdica, a criança aprimora suas capacidades linguísticas, melhora a sua capacidade de foco, seu senso moral e aprende diversas outras habilidades.
A primeira infância – que vai até os 6 anos de idade – é a base do desenvolvimento e contém aprendizados que serão levados para a vida toda.
Na escola, a criança convive com outros alunos e aos poucos vai trabalhando também o seu emocional, aprendendo a compartilhar, fazer escolhas, resolver conflitos, etc.
O que levar em consideração para escolher uma escola para os filhos?
Depois de saber qual a idade ideal para colocar o filho na escola, tem outra dúvida que surge na cabeça dos pais: afinal, qual a escola ideal?
O primeiro passo é escolher uma escola que esteja de acordo com os valores que os pais acreditam ser essenciais na formação dos pequenos.
A estrutura da escola é importante, mas não é tudo. Por isso, considere também a formação dos funcionários que trabalham lá, a confiabilidade da instituição, o método e os projetos pedagógicos do local.
Ao conhecer a escola, você precisa sentir confiança nas pessoas e no lugar. Deixe-se guiar pela intuição, mas também pesquise com outros pais, vá em busca de opiniões e procure conhecer bem o local antes de tomar uma decisão.
Algumas escolas oferecem métodos de ensino diferentes do tradicional, como o Montessoriano, Construtivista, Waldorf, entre outros.
Vale pesquisar mais sobre cada um deles!
O que esperar de uma boa escola?
É muito importante que a escola veja o aluno como um indivíduo, que tenha um tratamento humanizado, no qual a criança não é apenas mais um número.
Deve haver respeito pelo aluno, respeito pelas diferenças e ser um local onde a criança possa se sentir acolhida.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma boa escola deve possuir as seguintes características:
- clima favorável à aprendizagem;
- professores e gestores que são líderes animadores;
- onde predomina a cultura de paz;
- presença de bom currículo.
Como podemos te ajudar?
A Todolivro valoriza a educação acima de tudo! Por isso, todos os nossos livros trazem a educação como pilar principal.
Independente de serem livros de histórias ou atividades, todos eles têm em comum o aprendizado.
Tanto para crianças quanto para professores, nós preparamos a coleção Escolinha Todolivro, que funciona como um complemento e aprimoramento das habilidades de aprendizagem inicial.
Temos também os materiais para apoio escolar, como o atlas geográfico, dicionários, tabela periódica e muito mais!
Tudo isso para aprender em casa ou mesmo levar para a escola, e aprender de forma divertida e lúdica!
Confira os materiais da Todolivro!
Conclusão
Vimos que a resposta para a dúvida “qual a idade ideal para colocar os filhos na escola” não é tão fácil assim e depende de cada família.
Se formos considerar a idade de socialização da criança, de dois a três anos e meio é o período ideal, mas também existem outras questões, como a estrutura da família, o estímulo que ela recebe em casa, entre outras.
E não é uma decisão fácil, afinal, estamos falando do futuro dos seus filhos, não é mesmo?
Para tomar uma decisão é importante levar tudo isso em conta, mas com toda a certeza, os pais e cuidadores são as melhores pessoas para fazer essa escolha!
E se você se interessa por questões educacionais, aproveite para conferir também: Conheça 9 dicas de como ajudar o seu filho a estudar