Escola Bilíngue Infantil: Entenda como funciona e se vale a pena

escola bilíngue infantil

Ao escolher uma escola ou instituição de ensino para matricular seus filhos, muitos pais se questionam se a escola bilíngue infantil é uma boa opção.

Afinal, aprender um novo idioma no melhor período cognitivo infantil é o ideal, não acha? 

Mas, será que as escolas bilíngues realmente funcionam? Será que suas metodologias são eficazes?

O ensino de dois idiomas ao mesmo tempo não deixa as crianças confusas? Essas são perguntas recorrentes quando o assunto é educação bilíngue. 

Por isso, pensando em te ajudar a solucionar essas questões, desenvolvemos este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber antes de matricular seu filho em uma escola bilíngue infantil. Confira! 

O que é uma escola bilíngue? 

Uma escola bilíngue, como o próprio nome sugere, é uma instituição de ensino que, além das práticas tradicionais de aprendizado, estimula a introdução de uma segunda língua no cotidiano das crianças

Todas as matérias tradicionais, como matemática, geografia e literatura, por exemplo, são ministradas em dois idiomas diferentes, português e uma segunda língua, como inglês ou francês. 

Assim, com o tempo, a criança aprende o idioma e pode se tornar fluente. Este é um grande benefício para os pequenos, se destacando da “concorrência” no competitivo mercado de trabalho. 

Antes, ao decorrer de suas vidas, também terão a chance de desfrutar de maiores possibilidades e oportunidades, justamente por serem fluentes em outro idioma. 

Como é uma escola bilíngue infantil?

escola bilíngue infantil como funciona

A busca pelo ensino bilíngue tem aumentado a cada dia.

As mães e pais, preocupados em garantir o melhor futuro possível aos seus filhos, investem em escolas bilíngues infantis para acelerar o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. 

O que confirma isso são os dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), mostram que as escolas bilíngues cresceram cerca de 10% em um período de 5 anos (2014 a 2019). 

Ainda, uma escola bilíngue, para a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBI), precisa ter pelo menos 75% da carga horária diária em outro idioma na Educação Infantil e um terço a quatro terços para o Ensino Fundamental I, II e Médio.

Assim, os alunos podem desfrutar do aprendizado em outro idioma, além de ter um contato mais intenso com culturas diferentes.

O leque de possibilidades que se abrem para estudantes dedicados de escolas bilíngues é imenso! 

A importância da educação bilíngue no ensino infantil

Estimular o aprendizado de outros idiomas na educação infantil é a chave para manter o interesse dos alunos e mantê-los competitivos no mercado de trabalho. 

Afinal, ser fluente em outro idioma, como o inglês, não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito para conquistar determinados cargos. 

Uma pesquisa interessante desenvolvida pela Catho constatou que aqueles que dominam outro idioma podem ganhar até 62% a mais no salário.

Isso mostra que, além de garantir o valor profissional, estudar outro idioma também pode resultar em melhores remunerações. 

Estudar dois idiomas confunde as crianças?

Não! Apesar de ser um mito muito difundido entre os pais, aprender 2 idiomas ao mesmo tempo não confunde as crianças.

Isso se explica pela capacidade cognitiva e plasticidade cerebral dos pequenos. 

Além disso, os processos de conexões cerebrais ainda estão em formação.

Os sistemas de linguagem também ainda estão se desenvolvendo, o que facilita a inserção de uma nova língua.

Até os 4 anos, as crianças podem aprender com total facilidade um novo idioma. 

Ainda, um estudo realizado pelas instituições Concordia University, York University e Université de Provence, que avaliou um grupo formado por 63 crianças de dois anos, provou que, quando exposta a dois idiomas, elas não os confundem. 

Além disso, as crianças avaliadas apresentaram uma maior capacidade de foco e atenção que as que foram expostas apenas a sua língua materna.

Qual é a idade ideal para a criança começar a estudar outro idioma?

A verdade é que, quanto mais cedo as crianças começarem a estudar um novo idioma, melhor será seu processo de aprendizagem e absorção da língua. 

Um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), revelou que a idade ideal para aprender uma segunda língua com o objetivo de ser fluente, como um nativo, é até os 10 anos de idade. 

Segundo o estudo, a partir dos 10 anos começa a existir um declínio de aprendizagem no que tange a idiomas.

Apesar de o tempo de atenção e concentração das crianças começar a aumentar, sua facilidade de “gravar” palavras e se familiarizar com o idioma é menor.

Quais são os benefícios da escola bilíngue infantil? 

Uma escola bilíngue infantil auxiliará as crianças nesse processo de aprendizagem “precoce”, que garantirá mais contato com outro idioma e, consequentemente, ter mais facilidade e naturalidade ao estudá-lo. 

A partir de agora, você vai conferir alguns dos principais benefícios da escola bilíngue infantil para o desenvolvimento cerebral, cultural e crítico das crianças. 

Desenvolve consciência metalinguística

Ao observar todas as pesquisas realizadas com intuito de analisar como se dá o aprendizado de uma criança bilíngue, é possível constatar que elas conseguem desenvolver uma consciência metalinguística mais cedo. 

Isso significa dizer que elas obtêm o conhecimento de que um mesmo objeto pode ser representado por diversas palavras.

Assim, conseguem assimilar termos e expressões muito mais rápido.

Raciocínio lógico

Outro benefício que pode ser obtido ao matricular uma criança em uma escola bilíngue é o desenvolvimento precoce do pensamento cognitivo e raciocínio lógico. 

Apesar de isso não significar que elas serão mais inteligentes, a melhora do raciocínio lógico pode contribuir para outras áreas do conhecimento, desde os cálculos em exatas, até a resolução de problemas utilizando a criatividade durante brincadeiras. 

Conhecimento outras culturas

Para que a criança possa usufruir dos benefícios de uma escola bilíngue, é preciso que o outro idioma, de alguma forma, faça parte da vivência da criança fora da escola, pois é necessário que ela faça um “link” dessa cultura com a sua própria. 

Caso isso não aconteça, corre o risco de haver um distanciamento entre a criança e sua própria cultura, fazendo com que ela se sinta como uma estrangeira em seu próprio país.

Assim, cabe aos pais que decidem matricular seus filhos em uma escola bilíngue sempre deixar claro qual é a sua “cultura materna” e quais são as tradições, histórias e atividades típicas. 

Contribui para a formação profissional

Um diferencial gigantesco das escolas bilíngues é o domínio de uma língua estrangeira muito cedo.

A maioria dos profissionais hoje se dedicam apenas à formação acadêmica, deixando de lado o aprendizado de idiomas. 

O resultado, neste caso, é que mais tarde, quando buscam por empregos bem remunerados ou vagas concorridas, a falta da fluência e domínio de um segundo idioma os desclassifica. 

Isso é algo que provavelmente não acontecerá em casos de crianças que crescem tendo contato constante com outros idiomas.

No futuro, ela se destacará profissionalmente e terá mais oportunidades no mercado de trabalho. 

Como participar ativamente na educação bilíngue dos filhos?

escola bilíngue infantil importancia

Para que as crianças não se restrinjam apenas ao contato com o segundo idioma na sala de aula, cabe aos pais e responsáveis incentivarem o estudo em casa, através de livros e histórias cativantes no idioma aprendido. 

Existem muitos livros didáticos em outro idioma que auxiliam no processo de aprendizagem.

É importante que os pais reservem tempo para ajudar os filhos a encarar o novo idioma não como algo obrigatório e cansativo, mas lúdico e divertido. 

Como a Todolivro pode te ajudar?

A Todolivro tem tudo o que você realmente precisa para ajudar seus filhos a aprenderem inglês de modo mais simples e divertido. 

Os livros podem ser usados tanto como complemento à escola bilíngue, quanto como método de aprendizagem individual, independente de escolas. 

Com os métodos dos livros didáticos, os pais podem ensinar seus filhos um novo idioma em casa, caso a opção de matriculá-los em uma escola bilíngue infantil seja inviável. 

Muitos pais utilizam os livros em inglês da Todolivro para ensinar seus filhos este idioma tão necessário.

Alguns contam com atividades interativas, como “escreva e apague” e outros auxiliam no aumento do vocabulário. 

Conheça os livros infantis em inglês da Todolivro!

Conclusão

Percebeu como as escolas bilíngues infantis podem ser uma opção excelente para as crianças?

O destaque no mercado de trabalho e sucesso profissional geralmente são os fatores motivadores para que os pais matriculem seus filhos. 

Vale a pena pesquisar quais escolas em sua região oferecem essa modalidade de ensino.

Se você gostou do conteúdo, o que acha de compartilhá-lo com seu cônjuge ou com amigos que têm crianças pequenas? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *