Desliga o celular! Como estimular verdadeiramente os pequenos com atividades infantis.

Se você chegou até aqui, com toda certeza você é daqueles pais ou tios atentos, que tem interesse em acompanhar o desenvolvimento saudável de quem você ama, e se preocupa constantemente com o seu bebê, criança ou jovem, para que não se torne totalmente refém de atividades interativas digitais.

Já que não é possível sair de casa, vamos lhe dar dicas de como driblar esta situação com os pequenos, criando algumas atividades educacionais e interativas, que além de distraí-los da completa alienação digital, vão ajudar e muito no desenvolvimento intelectual, na capacitação de criatividade, e no estímulo de descoberta por novos gostos e dinâmicas de recreação.

Então, depois de ler esse artigo, desliga o celular e vem com a gente até o final deste texto, para começar a colocar em prática o quanto antes essas ideias com as crianças.

CANTINHO DA LEITURA

Crie um cantinho da leitura junto com a criança, e torne um um espaço atrativo, diferente de qualquer ambiente da casa ou apartamento e que tenha elementos que despertam atenção como: luzes e itens infantis.

A leitura frequente na infância estimula um alto grau de raciocínio, imaginação e desperta a criatividade. Coloque na rotina alguns longos minutos diários somente para o momento da leitura, e junte toda a família neste espaço. Pode ser histórias de literatura, folclore, bíblicas, ou qualquer outra, o importante é incitar os jovens com atividades não digitais.

E não esqueça: antes de começar, é necessário desligar o celular na frente da criança.

ACAMPAMENTO

Brincar de cabana na sala é muito divertido. Para fugir das cadeiras e aquele monte de cobertores para fazer a cabaninha, use uma caixa de papelão. Ah, você pode usar os cobertores para colocar lá dentro e deixar os pequenos dormirem nela e, por que não, uma festa do pijama?

Crianças e jovens são totalmente abertos a novas experiências, ainda mais quando percebem que está todo mundo se envolvendo religiosamente na ideia.

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS

Uma alternativa paralela à incentivar a leitura do pequeno, é ter um momento para você contar histórias, de preferência livros temáticos com assuntos que as crianças gostem.
Além de poder virar um momento muito íntimo familiar, contar histórias de modo lúdico ajuda os pequenos a organizarem sua fala, e acentua muito a imaginação e coerência com a realidade.

MOMENTO DE COLORIR

Colorir e desenhar são ótimas ferramentas de interação com as crianças, pois estas atividades despertam uma capacidade de visão alternativa do mundo, que além de desenvolver uma competência única de criar, pode vir a ser uma habilidade extremamente vantajosa para o futuro delas.

A criatividade nos dias de hoje, é uma das qualidades de maior destaque pessoal e profissional, e também totalmente adaptável para qualquer situação da vida. Incentivar atividades que despertem isso nas crianças, como colorir e desenhar, é deixá-las libertas para se expressarem livremente, e como consequência, ter maior fluidez de pensamento.
Conheça e siga o Instagram e Facebook da Escolinha e tenha em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre a Educação Infantil de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *