Você sabia que fortes amizades proporcionam mais benefícios à saúde do que parar de fumar, perder peso ou praticar exercícios físicos?
Se para os adultos funciona dessa forma, imagine então, o quanto a amizade infantil não beneficia o desenvolvimentos dos pequenos e pode auxiliar em diversos aspectos da personalidade.
Quer saber como a amizade infantil beneficia as crianças?
Então vem com a Todolivro que nós vamos te contar!
A importância da amizade infantil
As amizades fazem parte da nossa vida – e que bom! Contar com pessoas que a gente gosta desde cedo é muito importante para o nosso desenvolvimento social e emocional.
É a partir das amizades infantis que as crianças passam a conviver com pensamentos diferentes dos que elas já conhecem e, assim, começam a entender que o mundo vai além da bolha familiar que vivem desde pequenos.
A partir das amizades é possível compartilhar sentimentos e experimentar emoções que elas ainda não conheciam antes.
Confiança, diversão, troca de ideias, apoio, carinho, coleguismo, empatia e muito mais pode ser aprendido com os amigos.
O que as crianças podem aprender com a amizade infantil?
De acordo com a autora do livro Growing Friendships: A Kids’ Guide to Making and Keep Friends (Cultivando amizades: um guia das crianças para fazer e manter amigos), Eileen Kennedy-Moore, as crianças estão prontas para fazer amizades aos 4 anos de idade.
Neste período, elas entendem que outras pessoas podem ter pensamentos e interesses e sentir de forma distinta a delas.
Confira o que elas aprendem com a amizade!
– Desenvolvimento
As crianças estão o tempo todo em desenvolvimento e as emoções trazidas por uma amizade ajudam exatamente neste propósito.
A partir delas, as crianças passam a desenvolver melhor as suas habilidades sociais e a ouvir o que o outro tem a dizer.
E é assim que aprendem também a se autoconhecer, pois elas precisam resolver situações que são diferentes daquelas encontradas no âmbito familiar, por exemplo, e isso é muito positivo.
São pequenos aprendizados que vão fortalecendo a criança e a preparando para a vida adulta.
– Reforça a autoestima
Quem diria que a amizade infantil pode ajudar na autoestima, não é mesmo? Mas sim, isso realmente acontece!
A partir do momento que ela se identifica com outras pessoas, a criança se sente mais incluída, mais confiante e mais segura.
Os amigos te incentivam e te desafiam! É claro que na amizade infantil, é aí que surgem algumas traquinagens, mas isso também é parte do desenvolvimento.
Juntos, o grupo de amigos supera os desafios e aprende com erros, o que contribui e reforça a autoestima de cada um.
– Senso de comunidade
Segundo o dicionário, um dos significados de comunidade é:
“População que vive em determinado local ou região, ligada por interesses comuns”
ou ainda:
“Qualquer conjunto de indivíduos ligados por interesses comuns (culturais, econômicos, políticos, religiosos etc.) que se associam com frequência ou vivem em conjunto.”
Na amizade, o interesse diz respeito não aos bens materiais, mas aos sentimentos e o interesse de fazer aquela relação durar.
Por mais que haja desentendimentos, há um interesse mútuo em continuar presente, em se beneficiar da relação do outro.
A criança consegue enxergar que outras pessoas se preocupam e torcem por ela e, da mesma forma, este sentimento se desenvolve dentro dela também.
Leia também: Valores na Educação Infantil: Descubra quais ensinar e de que forma
– Aprender a lidar com conflitos
Todas as relações passam por dificuldades, e com as crianças não é diferente. Ainda mais que todas elas estão aprendendo umas com as outras e se desenvolvendo juntas.
E os conflitos são uma parte importante desse desenvolvimento. Quando eles acontecem, as crianças precisam aprender a resolvê-los para seguir em frente.
E não é assim que funciona a vida adulta também? Os conflitos fazem parte da vida no trabalho, no colégio, na família e quando aprendemos desde cedo a lidar com eles entendemos também como lidar com a frustração.
Como influenciar as crianças a fazerem amizade?
Geralmente, as crianças são seres muito sociáveis e abertas a amizades.
Não é difícil vê-las interagindo facilmente umas com as outras em um parquinho de diversões, por exemplo.
Para que essas relações se desenrolem naturalmente, procure levar o seu filho a espaços nos quais ele possa interagir com outras crianças, como aulas extracurriculares, parquinhos do bairro, etc.
Outra forma de incentivá-los, é apresentando músicas de amizade, filmes de amizade, livros de amizade, entre outros materiais.
Exemplos de livros com amizade infantil
– Meu Livro de Amigos
Este livro é uma ótima forma de incentivar a amizade infantil duradoura.
A obra permite registrar as memórias com os amigos, escrever recados e eternizar os melhores momentos vividos na infância com os amigos.
A prática de registrar recadinhos e recordações das amizades em um caderno era muito comum antigamente, mas com tanta tecnologia acabou se perdendo.
– Biblioteca de Literatura: A Melhor Amiga Sobre Rodas
Além de ensinar sobre amizade infantil, A Melhor Amiga Sobre Rodas é um livro sobre amor, empatia, diferenças e felicidade.
Nele, uma jovem garota vive uma amizade com sua melhor amiga e ajuda a afastar muitos conceitos errôneos sobre a vida em uma cadeira de rodas.
As duas vivem juntas momentos de muita felicidade!
– Descobrindo Valores: Amizade
Nesta obra, a amizade é vivida por Sarah e Sam, que vivenciam situações do cotidiano e ajudam a entender mais sobre o coletivo, o respeito ao próximo, à vida social e também à valorização de si mesmo!
Ler sobre amizade ajuda as crianças a entender mais sobre o comportamento com os amiguinhos. Por isso, essa é uma ótima dica de leitura aos pequenos.
Quer saber onde encontrar as melhores coletâneas sobre amizade, carinho e respeito?
Então conheça os livros da Todolivro!
Conclusão
As amizades têm um papel importantíssimo ao longo da vida, e de forma ainda mais especial na infância!
Elas ajudam no desenvolvimento dos pequenos, que estão começando a aprender sobre o mundo, as diferenças, o respeito, a confiança e muitos outros sentimentos e vivências.
Cabe aos pais incentivar as boas amizades e a socialização para que cada vez mais os pequenos desenvolvam habilidades sociais que serão usadas por toda a vida.
Seus filhos têm facilidade em fazer amizades? Como você incentiva a socialização e as amizades por aí?
Leia também: Livros Clássicos Infantis: 9 Histórias que as crianças precisam conhecer