Livros infantis com som: Por que eles não podem faltar na coleção

Publicado em 11 de setembro de 2019
2707.36-Livros infantis com áudio - BLOG BAIXAAPRVADO

 

 

Um mercado que tem crescido bastante é o de livros infantis com som. Divertidos e cheios de estímulo, eles são úteis tanto para crianças que ainda não sabem ler como para aquelas que estão em processo de alfabetização.

Os sons presentes nos livros podem ter diferentes funções: narrar a história, tocar alguma música, adicionar efeitos à história e até mesmo servir como uma atividade em que a criança precisa adivinhar o som reproduzido. Cada uma destas funcionalidades tem um papel importante no desenvolvimento dos pequenos em diferentes etapas de aprendizado.

 

Livros infantis com som para crianças não alfabetizadas

 

Para as crianças que ainda não aprenderam a ler, os livros sonoros estimulam a audição, chamando a atenção do pequeno leitor. Os sons normalmente são utilizados para ajudar nas associações de imagem e áudio, ajudando inclusive no desenvolvimento da fala. Um exemplo é a identificação dos sons dos animais e a associação ao nome do bicho. Este tipo de livro ajuda que o “miau” vire “gato” na linguagem infantil.

A Todolivro possui diversos títulos nesta linha, reproduzindo diferentes sons para que as crianças os identifiquem. Além de trabalhar o estímulo sensorial, isso ajuda nas habilidades cognitivas dos pequenos, incentivando-os a fazer associações, diferenciar os diferentes sons e memorizar o que cada um deles significa.

 

Confira abaixo alguns livros deste tipo:

Meu mundo e eu – Livro sonoro: No zoológico

Mundo dos animais com sons: Floresta

 

Livros com som que ajudam no processo de alfabetização

 

Para as crianças que já falam mas ainda estão engatinhando no universo da leitura há livros sonoros que pode ajudar neste processo. Há livros que contam nas páginas a história por meio de textos e imagens, mas que contam com um recurso extra: narração em áudio.

Desta forma, a criança pode ver a imagem, ouvir a história e associar os caracteres do texto ao que ela acabou de ouvir. A vantagem é que ela pode escutar a história quantas vezes quiser para exercitar o seu conhecimento do alfabeto. Esta atividade pode ser feita com a presença de um adulto e, depois de um pouco mais de prática, a criança pode realizar o exercício sozinha, trabalhando a autonomia na busca pelo aprendizado.

A coleção Ler e Ouvir da Todolivro trabalha exatamente desta forma, trazendo contos clássicos que a criança pode conhecer e interagir de uma forma completamente diferente.

 

Livros que imitam smartphones

 

Crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos. Quanto mais elas veem os adultos mexendo nos smartphones, mais elas também vão querer fazer isso. O que nem todos os adultos se lembram é que estes aparelhos não são brinquedo e não são indicados para crianças pequenas.

Um movimento de pais do Vale do Silício está justamente limitando a tecnologia de crianças e observando os benefícios da limitação do tempo de tela dos pequenos. No nosso blog publicamos uma série sobre este processo de desdigitalização. Clique aqui para ler.

Mas o que fazer quando a criança insiste em querer utilizar os smartphones? Entregue um que seja adequado à idade dela e que ajude no aprendizado. Um exemplo é a coleção Smartphone Kids, da Todolivro. O livro conta uma história e vem acompanhado de um smartphone removível, que a criança poderá utilizar para escutar vozes, sons e melodias.

No nosso site você encontra toda a linha Todolivro de livros infantis com som. Clique aqui para ver todos eles.