Saiba mais Sobre os Irmãos Grimm e seus Contos

Publicado em 8 de abril de 2016
contos-dos-irmaos-grimm

Os contos dos irmãos Grimm fazem parte do imaginário infantil e adulto há gerações | imagem de: pixabay.com

 

Por trás dos contos infantis que há séculos passam de geração a geração, estão os irmãos Grimm. Jacob e Wilhelm Grimm nasceram na Alemanha e dedicaram as suas vidas a registrar narrativas orais da Idade Média. A contribuição desses dois escritores não foi somente coletar e transmitir contos e lendas que permeavam o imaginário do mundo ocidental, mas também no estudo da língua alemã. Eles ajudaram a montar um dicionário do idioma e a entendê-lo mais profundamente.

Como tudo começou 

Era uma vez dois irmãos que durante os seus estudos sobre a língua alemã, redescobriam o folclore e a linguagem popular de seu país e resolveram registrá-los para que o mundo os conhecessem. Essas narrativas foram publicadas em um único volume em 1812, o que abriu caminho para o lançamento de outras obras também oriundas de traduções e adaptações de lendas e contos locais.

Nos seus primórdios, os contos e lendas registrados pelos Grimm eram na verdade voltados aos adultos. Muitas vezes, as suas implicações tinham mais versões de terror do que de contos de fadas como chegaram até nós. Exemplo disso é o conto original de Chapeuzinho Vermelho, em que a avó e a menina não têm aquele final feliz e são devoradas pelo lobo. Com o tempo, os escritores os adaptaram para serem mais acessível e permeassem a fantasia das crianças. Mesmo mais de 200 anos depois, a obra dos irmãos continua servindo como uma das bases principais da literatura infantil.

Contos de Grimm  

irmaos-grimm

Branca de Neve é um dos clássicos dos irmãos |imagem de: pixabay.com

 

Praticamente todos os contos de fadas que conhecemos hoje são adaptações feitas pelos irmãos Grimm. Além do já mencionado Chapeuzinho Vermelho, também podemos citar Cinderela, a Branca de Neve, João e Maria, O Ganso de Ouro, entre muitos outros. Existem diversas edições que transmitem até hoje essas histórias às crianças, como a maleta Minha Primeira Biblioteca de Contos Irmãos Grimm, que contém cinco contos famosos dos escritores e Contos de Grimm, que reúne em só volume três dessas incríveis lendas.

A leitura dos contos dos irmãos Grimm ainda encantam as crianças. Como tratam-se de clássicos que oferecem uma ótima introdução ao mundo da literatura infantil ocidental, não devem faltar na estante dos pequenos.