Origem do Dia do Professor: de Dom Pedro I a Salomão Becker

Publicado em 13 de outubro de 2015
sala de aula

Tudo sobre a origem do Dia do Professor
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O professor é o profissional mais importante para a sociedade, pois é ele quem desperta nos futuros médicos, engenheiros, advogados e jornalistas a vontade por sempre buscar conhecimento. Para exaltar as qualidades desse indispensável alicerce para o futuro da nação, no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. Mas você sabe qual a origem da data?

15 de outubro de 1827

Foi nessa data que o Imperador D. Pedro I determinou, por meio de um decreto imperial, que fosse obrigatória a presença de “escolas de primeiras letras” em cada uma das cidades, vilas e vilarejos do Brasil. Por isso, nós comemoramos o Dia do Professor em 15 de outubro.

Primeira comemoração do Dia do Professor

O responsável por difundir a celebração da data foi Salomão Becker. Em 1947, ele e mais outros três professores escolheram 15 de outubro para realizar uma confraternização. Além do motivo histórico, os docentes optaram pelo dia, pois era necessária uma pausa no calendário acadêmico no segundo semestre.

Oficialização do Dia do Professor

Porém, a data só se tornou oficial quase 20 anos depois, em 1963. Durante o governo de João Goulart, foi instituído a lei Decreto Federal 52.682, que determinava que as escolas deveriam promover solenidades com objetivo de exaltar a importância desse profissional como alicerce para a sociedade brasileira.

Escolinha Todolivro

dia do professor

O professor é muito importante para a formação intelectual das crianças
Créditos da Imagem: Jsoto   Via: Pixabay

 

O professor é a figura mais importante para a formação intelectual das crianças, porém, os pais também têm responsabilidades nessa hora. Não basta matricular o filho em uma boa escola, é preciso participar da educação e sempre incentivar que ele leia e estude quando está em casa.

Para ajudar nessa tarefa, nós criamos a seção Escolinha Todolivro, que possui diversos livros elaborados por pedagogos que possuem a capacidade de introduzir os pequenos às primeiras palavras e números.