Aguçar a Curiosidade das Crianças Facilita o Processo de Ensino

Publicado em 27 de julho de 2015
buscando respostas

Aguçar a curiosidade das crianças facilita o processo de ensino
Créditos da Imagem: Stoonn   Via: Freedigitalphotos

 

As crianças são curiosas e questionadoras por natureza. Isso se deve ao fato de estarem, a todo o momento, descobrindo o mundo ao seu redor e se desenvolvendo mental e fisicamente. Usar essa curiosidade em favor do aprendizado é uma forma eficiente de ensinar e transformar os pequenos curiosos em jovens intelectualmente ativos.

Para que uma criança ou adolescente sinta vontade de ir atrás de uma resposta é preciso que existam dois fatores: uma relação direta do conteúdo apresentado com o seu dia a dia e um desafio lançado pelo professor. Fazer da sala de aula um laboratório ou conduzir as matérias fora das quatro paredes são ótimas alternativas para instigar os alunos à necessidade de aprender mais.

Veja algumas atitudes simples que incentivam o hábito de buscar respostas, opiniões e ideias diferentes sobre um mesmo assunto:

Internet

Sugerir que os alunos pesquisem além da primeira página do Google e, até mesmo, que comparem informações de sites nacionais e internacionais certamente renderá trabalhos mais ricos e completos.

Jornais e revistas

Com tantos dados online, os jornais e as revistas acabam ficando de lado na rotina dos jovens. Incentivar a pesquisa nesses veículos de comunicação fará o aluno conhecer outra linguagem e novas maneiras de absorver conteúdo.

Bibliotecas

Um espaço onde podem ser encontradas todas as fontes de pesquisa: livros, enciclopédias, jornais, revistas e computadores. Estimular a ida à biblioteca pelo menos uma vez por bimestre ajudará o jovem a sair do automático na hora de encontrar respostas.

Culinária

pesquisando alimentos

Observando as transformações dos alimentos em pratos deliciosos
Créditos da Imagem: Stoonn   Via: Freedigitalphotos

 

Aprender sobre os fenômenos químicos é muito mais fácil quando átomos e moléculas rendem deliciosos pratos. Observar as transformações que acontecem na cozinha de casa e associá-las ao conteúdo visto em sala, facilita a memorização e o aprendizado.

Tecnologia

Apresentar aos alunos computadores, consoles, lâmpadas e smartphones desmontados pode ajudá-los a compreender como esses equipamentos funcionam e como conceitos vistos em sala são colocados em prática.

A pesquisa precisa fazer parte do dia a dia dos jovens. Transformar o processo de aprendizagem em algo desafiador, dinâmico e prazeroso, certamente otimiza a assimilação do conteúdo escolar.