Valores Importantes para Ensinar aos Filhos

Publicado em 8 de setembro de 2015
valores familiares

Valores importantes para ensinar aos filhos
Créditos da Imagem: Ekseaborn0   Via: Pixabay

 

A tarefa de educar nem sempre é fácil. Ajudar a formar o caráter e a personalidade da criança para que ela esteja preparada a enfrentar o mundo quando crescer é um grande desafio. E nessa empreitada, um dos deveres dos pais é passar aos filhos os princípios fundamentais para a vida em sociedade. Confira abaixo alguns valores importantes que toda criança precisa aprender.

Respeito

Os pequenos precisam compreender a importância de aceitar as diferenças de cultura, opinião, religião, opção sexual, idade, etnia, etc. Esse é o ponto de partida para a construção de relações sadias e só um lar estruturado com amor e tolerância é capaz de mostrar que o diferente pode ser acolhido e respeitado.

Gentileza

As famosas palavras mágicas – por favor, obrigado, com licença, desculpe-me – tornam a vida mais simples e agradável. Assim como a prontidão em fazer o bem aos outros sem esperar nada em troca. É preciso revelar que a sensação de ter feito algo bom é a maior recompensa.

Honestidade

Isso inclui ensinar não só a noção de propriedade, incentivando a devolução do lápis do coleguinha, mas também a de ser sincero em relação aos próprios sentimentos e a admitir erros.

Responsabilidade

Trata-se de deixar claro à criança que compromissos assumidos têm de ser cumpridos e que tudo o que se faz tem uma consequência. Vale destacar que, mais do que orientações verbais, os filhos precisam de exemplos vindos dos pais.

Colaboração e autonomia

Ensinar coisas simples, como colocar a roupa suja no cesto, guardar os brinquedos, arrumar o próprio quarto e recolher a mesa, irá prepará-la para o futuro e fará que ela perceba que é importante ajudar no meio em que vive, que é capaz de realizar tarefas sozinha e que a iniciativa de colaborar é sempre oportuna.

Perdão

pais e filho

Ajudar os filhos a tornarem a vida mais simples e agradável
Créditos da Imagem: PublicDomainPictures   Via: Pixabay

 

É relevante que se aprenda desde pequeno que perdoar não significa aceitar o erro, mas ter consciência de que também se erra e de que o rancor não muda o que passou, sendo que o perdão liberta o perdoador de uma responsabilidade que não é dele.

Alguns livros podem ajudar você a passar valores importantes para o seu filho. No Portal TodoLivro, há coleções completas que abordam uma série de temas como respeito, bons modos, coragem, gentileza, educação, ajuda ao próximo e amizade, além de fábulas e histórias bíblicas. Tudo com uma linguagem simples e de fácil compreensão para as crianças.

Comentários


  1. Ritamara Mendes 19/02/2018

    Boa noite.
    Sou coordenadora de uma escolinha da biblia.
    Gostaria de receber promoções e livros bíblicos voltado para o ensino e educação.