Ser Pai é se Entregar

Publicado em 14 de julho de 2015
pais filhos

Ser pai é se entregar
Créditos da Imagem: White77   Via: Pixabay

 

Ser pai não é fácil e o trabalho não acaba nunca, não importa a idade do seu filho ou quantos filhos você tenha, sempre será um pai. E o segredo para ser bom com a paternidade? Não é mistério e nem difícil: seja presente. Considere ser pai o seu trabalho prioritário – de tempo integral.

Estar presente nos grandes momentos dos seus filhos, como feiras da escola e demais competições, reforça seu interesse na vida dos pequenos. Mostra para eles o quanto você se importa com o sucesso e com a qualidade de vida deles. Ajudar com o dever de casa, cobrar a disciplina e o bom comportamento, passeios e brincadeiras juntos também servem para se fazer presente e interessado na vida deles.

Nessas férias, aproveite o tempo juntos para estreitar os laços entre pais e filhos com as nossas dicas:

Jogos em Família

As crianças adoram brincar com os amigos, isso é fato. Mas a brincadeira pode ser em família também! Adequando os jogos a idade das crianças, convide-as para escolherem uma atividade em família. Pode ser o futebol na praia, o jogo de tabuleiro ou cartas, até mesmo brincadeiras mais tradicionais como o Stop. Dessa forma a criança vai perceber que os pais apreciam sua companhia e vai curtir as férias em família.

Conte histórias sobre a sua infância

Não seja um mistério para os seus filhos. Aproveite aqueles momentos a toa, o almoço ou o jantar para contar-lhes histórias de sua infância, das brincadeiras com os seus irmãos, como seus pais eram e os seus amigos, o que você gostava de fazer e as aventuras da sua época.

Leia um livro!

Você pode – e deve, de acordo com os pediatras – ler para o seu filho o ano inteiro. Mas nas férias a leitura pode ganhar ares mais mágicos. Você e seus filhos podem montar uma cabana com lençóis no quarto e espalhar almofadas pelo chão, usar lanternas e vozes diferentes durante a leitura. Podem, ainda, intercalarem-se ao contar as histórias: primeiro você conta para as crianças e depois elas contam para você!