Qual a Importância da Religião na Vida das Crianças?

Publicado em 12 de fevereiro de 2016
garotinha-rezando

Valores como amar o próximo e praticar sempre o bem devem ser incentivados | Fonte da imagem: Pixabay.com

A religião é bastante presente na vida dos brasileiros, por isso, é comum que muitos pais repassem suas crenças para os seus filhos. Muitos ensinamentos religiosos como estimular o amor ao próximo e fazer sempre o bem são valores que devem ser incentivados na formação dos pequenos, mas como fazer com que a influência da religião na vida das crianças seja sempre benéfica e até que ponto ela é realmente importante?

Mais do que a salvação da alma

Um dos pontos mais importantes da presença da religião na vida das crianças é promover valores indispensáveis para a vida em sociedade. Essa característica não é exclusiva de uma única doutrina, todas as religiões possuem ensinamentos ligados ao relacionamento pacífico e respeito ao próximo, valores que devem ser ensinados aos pequenos.

A religião é importante, mas não essencial

Embora esses valores sejam transmitidos por todas as religiões, isso não significa que alguém criado sem a crença em qualquer doutrina não possa aprendê-los. Se preceitos como amor, compaixão e respeito forem passados para os pequenos sem a associação a uma divindade, eles conseguem entender a mensagem da mesma forma.

A religião não deve ser imposta às crianças

Normalmente, a inclinação dos pequenos a seguirem uma religião começa, como a maioria dos seus primeiros aprendizados, pela observação do comportamento dos pais. Porém, a medida que crescem, os pequenos começam a ter outras influências, o que pode gerar questionamentos e discordâncias em relação a doutrina seguida pela família.

Quando isso acontecer, o mais importante é nunca forçar a criança a seguir a sua religião, pois isso fará com que os pequenos sigam pelo caminho oposto, não só da religião, mas também da espiritualidade. O mais indicado é ensinar os valores contidos nos ensinamentos das religiões e deixar que, quando maiores, eles decidam o que seguir.

Dia a Dia com Deus: Minha Pequena Bíblia

Uma forma lúdica e bastante eficiente de ensinar os valores da religião às crianças é o livro “Dia a Dia com Deus: Minha Pequena Bíblia”. A publicação possui uma simplicidade e sensibilidade gigantescas para traduzir a essência dos maiores ensinamentos da Bíblia para uma linguagem facilmente entendida pelos pequenos.