Pai: O Super-herói da Vida Real

Publicado em 3 de agosto de 2015
proteção paterna

Pai – o super-herói da vida real
Créditos da Imagem: Froot   Via: Pixabay

 

Já é provado por pesquisas internacionais, realizadas ao longo das últimas décadas, que pais presentes e participativos são responsáveis por criar adultos de sucesso.

Se a mãe cultiva desde os primeiros dias de gestação um elo físico com o bebê, o pai, por sua vez, começa a desenvolver um vínculo maior com a criança logo após o parto.

Quer saber a real importância de ser um paizão para o futuro do seu filho? Então, confira:

Primeiro exemplo

A figura do pai ou do cuidador é primordial para a formação da personalidade das crianças. É através dessa imagem que elas moldam seus comportamentos diante das diferentes situações encontradas ao longo do seu desenvolvimento.

Quando se sentem acolhidas e percebem que seus esforços em aprender algo novo ou superar seus limites são reconhecidos, os pequenos são estimulados a repetir o feito de sucesso.

A figura masculina é associada como exemplo de proteção e força dentro da organização familiar. Reforçar a imagem de protetor não apenas como a pessoa que dá ordens, mas como alguém capaz de guiar e ensinar a criança logo nos seus primeiros anos de vida, é fundamental para o equilíbrio emocional dela.

Siga seu instinto e faça sua história

segurança proteção

O pai influência na formação da personalidade das crianças
Créditos da Imagem: Pezibear   Via: Pixabay

 

Os homens costumam ser mais contidos quando o assunto é expor sentimentos e emoções. Mas esse comportamento tem mudado bastante nos últimos anos e quem ganha com essa mudança são as crianças.

Independentemente de como foi o seu histórico com o seu pai na infância, fazer uma nova história com o seu filho é fundamental. Hoje sabemos que é possível impor limites de maneira firme, mas sem brutalidade; passar valores importantes de modo mais simples e compreensível para os pequenos; ensinar conceitos de forma lúdica e divertida; e estabelecer um vínculo ainda mais afetivo, cultivando hábitos saudáveis e enriquecedores, como ler antes de dormir e passar um tempo brincando.

Dar atenção aos filhos precisa ser parte da rotina da família, um lazer diário e necessário para a saúde e desenvolvimento dos pequenos.