Lição de Casa com a Participação dos Pais

Publicado em 29 de julho de 2015
pais filhos

Lição de casa com a participação dos pais
Créditos da Imagem: David Castillo Dominici   Via: Freedigitalphotos

 

A lição de casa é uma ferramenta comum no processo de ensino-aprendizagem, porém cada escola usa esse recurso de modo particular para avaliar a assimilação dos conteúdos apresentados em sala de aula. O dever pode ser usado para analisar tanto a capacidade do aluno quanto a didática adotada pelo professor. Sendo assim, para melhor auxiliar os filhos com as tarefas, é muito importante que os pais conversem com os educadores sobre os objetivos da lição.

É fundamental que os responsáveis compreendam que a rotina de estudos não termina com o fim das aulas. O processo de aprendizagem deve continuar em casa, com o auxílio dos adultos. A participação dos pais na hora do dever escolar ajuda os pequenos a se interessarem mais pelos estudos. Muitas vezes, o principal intuito do colégio com a lição é proporcionar momentos de convívio entre a família.

Mas, como os responsáveis devem auxiliar as crianças no momento da lição? Até que ponto eles podem interferir? Confira a seguir algumas dicas de como ajudar com a tarefa escolar.

Determine as normas em comum acordo

Junto com a criança, estabeleça o local e o horário em que o dever deverá ser feito todos os dias. Seja flexível e firme. Se a criança tiver um programa, combine de fazer a lição antes ou depois da atração, e não realizar a obrigação com dedicação, suspenda o benefício.

Organize o lugar

Assegure que a criança tenha por perto todo o material necessário para fazer o dever. Escolha uma cadeira confortável e deixe sobre a mesa lápis, borracha, caneta, régua, apontador, folhas para rascunho, etc. Assim, o estudante não precisará levantar-se todo instante. Leve para longe qualquer outra coisa que tire a atenção da criança, desligue os eletrônicos (TV, rádio, computador, entre outros) e verifique a iluminação, a temperatura e a ventilação do ambiente.

estudo crianças

Estabelecer uma rotina de estudos para as crianças
Créditos da Imagem: David Castillo Dominici   Via: Freedigitalphotos

 

Garanta que o estudante esteja bem-disposto

Nada de fazer a lição suado, sonolento, faminto, irritado… Resolva esses problemas antes de dar início ao dever.

Veja o que tem que ser feito e esclareça dúvidas

Leia a lição com seu filho e se disponha a ajudar. Se ele não souber responder a alguma pergunta, revisem a matéria e façam uma pesquisa juntos para encontrar a resposta.

Além de seguir esses conselhos, enquanto a criança faz a lição, seja solidário e procure não envolver-se com coisas que pareçam mais interessantes e divertidas. No dia seguinte, confira se a tarefa foi corrigida em sala de aula e, caso não tenha sido analisada, cobre o professor. Agindo dessa forma, conseguirá participar do processo de aprendizado do filho de modo natural e eficaz.