Criando o Hábito da Leitura: Importância de Incentivar as Crianças a Ler

Publicado em 17 de agosto de 2015
leitura infantil

A importância de incentivar as crianças a ler
Créditos da Imagem: PublicDomainPictures   Via: Pixabay

 

Estudos realizados em diferentes partes do mundo apontam que a leitura traz grandes benefícios a crianças, sobretudo, quando é feita com os pais, mesmo antes da fase de alfabetização. Ler estimula a imaginação, melhora a capacidade de comunicação e expande a criatividade, os conhecimentos culturais e a noção de valores dos pequenos.

Além disso, o hábito de ler para os filhos aumenta a proximidade e fortalece os laços familiares. Afinal, a leitura faz que todos trabalhem um pouco mais o lado afetivo e interajam sobre um assunto em comum.

Outro ponto positivo dos livros é que eles promovem uma maior familiaridade com a gramática e a ortografia, o que também contribui para a alfabetização e auxilia na assimilação de todas as matérias estudadas em sala de aula, uma vez que o principal suporte no processo de ensino continua sendo o livro e a linguagem escrita.

A criança que tem contato constante com a leitura memoriza mais facilmente a grafia das palavras, amplia o vocabulário e desenvolve sua capacidade de interpretar textos. Isso tornará a criança mais bem preparada para o futuro e com certeza irá assegurar uma melhor performance nos estudos e na vida profissional.

historias infantis

Aprenda a incentivar os pequenos a gostar da leitura
Créditos da Imagem: DGlodowska   Via: Pixabay

 

Os benefícios são muitos. Então não perca tempo e comece hoje mesmo a incentivar seu filho a ler. Confira algumas dicas sobre como estimular o hábito da leitura:

  * Propicie o contato com o livro. Desde pequeno, é importante manusear o objeto. Hoje há publicações feitas em materiais especiais para os bebês, como tecido e plástico. Tudo com cores, sons e texturas variadas e chamativas.

  * Depois de ler, converse com a criança sobre a história. Pergunte se ela gostou, se alguma parte chamou mais atenção, se ela daria outro final, se gostaria de ser um dos personagens, etc. Isso incita a capacidade de compreender mensagens.

  * Ofereça livros adequados para cada idade. Para os que ainda não sabem ler, há títulos com várias ilustrações. Já as publicações destinadas aos que estão aprendendo a ler vêm com frases curtas e letras grandes. Atente-se à faixa etária indicada no livro.

  * Presenteie seus filhos com livros. Se as notas escolares estiverem boas, se eles tiverem se comportado bem em casa, se prometeu uma lembrança de uma viagem, se já estiverem grandes para ganhar brinquedos no Dia das Crianças, presentei-os com livros ligados a temas dos quais eles gostam.