Disciplina e Responsabilidade Escolar

Publicado em 26 de agosto de 2015
horario escolar

Disciplina e responsabilidade escolar
Créditos da Imagem: Ebpilgrim   Via: Pixabay

 

A melhor maneira de ensinar aos filhos a importância de cumprir com suas responsabilidades e seguir regras impostas dentro e fora de casa é através do exemplo. Por isso, é fundamental que pais e cuidadores não apenas cobrem uma postura pontual das crianças como também apresentem uma rotina sem atrasos ou desorganização.

Quer saber como ajudar seu filho a organizar melhor o dia a dia de estudante? Confira nossas dicas abaixo.

Crie uma agenda familiar

Crianças e jovens compreendem melhor as regras quando essas são devidamente delimitadas, expostas e demonstradas. Então, aposte num cronograma familiar. Pode ser um quadro semanal com as atividades e respectivos horários de toda a família.

Antecipe-se

Se a criança inicia as aulas às 7h, por exemplo, é necessário estabelecer um horário que assegure antecedência suficiente para arrumar-se, tomar café da manhã e cumprir o trajeto até a escola. Tudo precisa ser feito de forma organizada, sem correria e com tempo de sobra (10 ou 15 minutos de antecedência) para evitar atrasos.

Chegar antes do sinal de entrada tem dois pontos positivos: o estudante não corre o risco de ficar fora da aula e tem a oportunidade de interagir com os colegas. Isso contribui bastante para o aspecto social e amplia a motivação para estudar.

Essa regra vale, também, para as demais atividades que a criança tenha, como natação, inglês, futebol, balé.

Estabeleça horários para o dever de casa e estudos complementares

momentos estudos

Alternar momentos de estudos com lazer
Créditos da Imagem: Smackmark0   Via: Pixabay

 

A aula não termina com o sinal de saída da escola. Durante todo o período escolar, o aluno tem de conviver com provas, trabalhos e deveres. O planejamento de como e quando as tarefas serão feitas é primordial.

Nos dias úteis, reserve ao menos duas horas da rotina de seu filho para que ele se dedique aos estudos em casa. Procure estar sempre por perto e coloque-se à disposição para ajudá-lo a revisar o conteúdo e tirar dúvidas.

Inclua momentos de lazer no cronograma

As obrigações devem vir em primeiro lugar, mas os momentos de relaxamento e diversão são importantes para descansar a mente e potencializar as capacidades de memorização e assimilação do conteúdo.