Dicas para Estimular a Independência das Crianças

Publicado em 18 de setembro de 2015
bebê

Estimular a independência das crianças
Créditos da Imagem: Webdesignprof0   Via: Pixabay

 

Cuidar de uma criança pequena é uma função gostosa, porém, que demanda muito trabalho e paciência. Com o tempo, é necessário ensinar tarefas que o pequeno possa realizar sozinho, estimulando sua independência e aprendizado. Para te ajudar, nós separamos quais atividades são adequadas para cada idade, ajudando assim no desenvolvimento de seu filho.

No primeiro ano de vida

Por mais que o seu bebê seja pequeno, é importante incentivar a independência dele, pois esse é o momento que ele começa a ter contato com o mundo e com sua rotina. Na hora de comer, deixe que ele possa tocar a comida e levar à boca. No início, isso vai fazer sujeira, mas é uma maneira de ele entender como se alimentar e conhecer as texturas dos alimentos. Entre o 6° e 8° mês, é interessante que você dê uma colher infantil para ele aprender a manusear a comida aos poucos. Além disso, ofereça bolachas de maisena e pedacinhos de pão para que ele coma sozinho. Ainda assim, supervisione para o bebê não engasgar.

Aos 02-03 anos de idade

Nessa idade, a criança já anda e tem mais equilíbrio e noção de espaço. Essa é a época perfeita para você ensiná-lo a beber água sozinho e a lavar as mãozinhas. Repita as atividades junto com ele e vá ajudando no início. Nessa fase, você também pode ensinar a criança a usar o peniquinho, tornando-a independente de fraldas e consciente de quando é preciso evacuar. Por ser um processo mais demorado, é de extrema importância que você incentive a criança e a acompanhe nas primeiras tentativas.

Aos 04-05 anos de idade

livros interativos

Estimular o aprendizado das crianças
Créditos da Imagem: Jutheanh   Via: Pixabay

 

Com essa idade, você pode ensinar o seu filho a se vestir sozinho. Ensine para ele o mais fácil primeiro, como colocar a roupa íntima, shorts e camisetas. Para que a criança aprenda a abotoar e amarrar os sapatos, você pode contar com livros interativos, como o Também sei Fazer! Aprendendo a Abotoar e o Amarradinhos: Campeão dos Laços. Eles ensinam seu filho a realizar essas atividades de uma maneira divertida.

A partir dos 06 anos de idade

Aqui, o seu filho já será grandinho o suficiente para se limpar após usar o banheiro, tomar banho sozinho e ajudar em pequenas tarefas de casa, como arrumar os brinquedos e organizar a mesa. Conforme ele for crescendo, dê mais responsabilidades. Isso fará com que se torne uma criança independente e responsável.