Você sabe por que o Dia das Crianças é Comemorado em 12 de Outubro?

Publicado em 28 de setembro de 2015
crianças

Dia das Crianças comemorado no dia 12 de Outubro
Créditos da Imagem: White77   Via: Pixabay

 

No próximo dia 12 é comemorado o Dia das Crianças, mas você sabe por que a celebração acontece nesta data e como ela se originou? Nós criamos esse artigo elucidar todas essas questões.

Cada lugar possui uma data

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estabeleceu que o dia das crianças seria comemorado em 20 de novembro, pois esta data marca o oficialização da Declaração dos Direitos da Criança, um documento que estabeleceu que toda criança no mundo tem direito a alimentação, educação e amor. Porém, muitos países, como o Brasil, já celebravam o dia das crianças em outras datas.

Portugal e Moçambique comemoram o dia das crianças em 1º de junho, enquanto na Índia a celebração acontece no dia 14 de novembro. Na Argentina, as festividades acontecem no segundo domingo de agosto e na Nova Zelândia no último de outubro. O Japão possui duas datas, em 05 de maio é comemorado o dia dos meninos (Tango Sekku) e o dia das meninas (Hinamatsuri) ocorre em 03 de março.

Por que 12 de outubro?

No Brasil, a comemoração marca a data em que o país sediou o 3º Congresso Sul-americano da Criança, em 1923. No ano seguinte, após um projeto de lei do deputado Galdino do Valle Filho, foi estabelecido 12 de outubro como Dia das Crianças.

A Estrela do Dia das Crianças

Mesmo a data sendo oficializada em 1924, sua celebração só começou a se popularizar no Brasil em 1955 e teve como grande impulsionadora uma marca de brinquedos: a Estrela. A campanha intitulada “Semana do Bebê Robusto”, criada pelo diretor comercial da empresa, Eber Alfred Goldberg, conseguiu impulsionar as vendas de brinquedos para o Dia das Crianças. Com o sucesso, os empresários do segmento se uniram para promover a “Semana da Criança”, conseguindo colocar a data definitivamente no calendário de todos os brasileiros.

mãe filho

Alimentação, educação e amor para todas as crianças
Créditos da Imagem: PublicDomainPictures   Via: Pixabay

 

E que tal presentear seus pequenos nessa data? Busque por brinquedos educativos e livros que os ajudaram a lidar com questões do dia a dia, além de fortalecerem o conhecimento e desenvolvimento dos pequenos! Confira nosso site!