Como os Pais podem Ajudar no Desenvolvimento da Fala

Os pais podem ajudar no desenvolvimento da fala
Créditos da Imagem: PublicDomainPictures Via: Pixabay
Ainda que antes dos dois anos, geralmente, a criança já consiga balbuciar as primeiras palavras, é a partir dessa idade que ela passa a racionalizar sobre o que está repetindo e que os pais passam a ter mais responsabilidade no processo de estimular a comunicação.
Saiba como incentivar os pequenos de modo correto conforme cada faixa etária:
De 0 a 2 anos
A partir do oitavo mês, já é possível identificar os primeiros sons labiais e guturais. Antes dos dois anos, é comum que os bebês já comecem a pronunciar “papai”, “mamãe”, “bola”, “rua” e monossílabas.
É importante que se usem todas as oportunidades possíveis para estar sempre conversando com os bebês e estimulando-os a reconhecer os sons das palavras.
Nesta fase são muito indicadas músicas, contação de histórias e livros infantis.
De 2 a 3 anos
Nessa idade, ocorre um grande avanço cognitivo, e a criança adquire a habilidade de juntar fonemas e compreender seu significado, tais como: “eu quero” e “mamãe foi”.
Além disso, a criança tende a reproduzir o que os adultos fazem e dizem, sendo o momento ideal para começar a incentivá-la a repetir palavras e a nomear os objetos.
De 3 a 4 anos

Estimular as crianças a cantar e reconhecer os sons das palavras
Créditos da Imagem: Skeeze Via: Pixabay
É a melhor fase para encorajar a comunicação por meio de jogos de recreação com letras e números.
É sempre importante ler histórias e manter diálogos com a criança, pois, nesse período, ela está aprendendo a formar as primeiras frases.
De 4 a 5 anos
A partir do quarto ano, a criança já consegue pedir, fazer perguntas, contar pequenas histórias e conversar de modo claro.
Em geral, a partir dos cinco anos, os pequenos já são capazes de se expressar de maneira plena, com frases completas e orações compostas, mas o papel dos pais continua sendo fundamental para incentivá-los a conhecer cada vez mais a língua portuguesa.
Estimular a leitura desde os primeiros meses de vida auxilia no desenvolvimento da fala e, ao mesmo tempo, cultiva o gosto por esse hábito, tornando as crianças mais bem preparadas para a vida.