Como Fazer o Bebê Gostar de Ler?

Publicado em 22 de julho de 2015
livro bebê

Passar o gosto de ler para o bebê
Créditos da Imagem: PublicDomainPictures   Via: Pixabay

 

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de ler para o bebê desde o nascimento – atividade recomendada, inclusive, pelos pediatras. E se você já se perguntou sobre como estimular esse gosto e interesse nos pequeninos, a gente te explica mais sobre isso!

O bebê deve ter contato com o livro desde que nasce, assim como com a palavra falada através das leituras, cantigas e mesmo conversas, o que desperta o prazer pelo som delas. Entre os 3 e 4 meses, que é o momento em que eles já conseguem se manter sentados, eles começam a interagir mais com o livro, inclusive desejando conhecer o objeto com a boca, o que é extremamente importante para o desenvolvimento deles.

Para eles, a sonoridade das palavras tem grande efeito e os divertem bastante, ainda mais na voz do pai ou da mãe. O ideal são livros de frases curtas e palavras repetidas, que ajudam eles a identificá-las. Cantigas e poesia também são opções válidas.

As ilustrações bem coloridas são recursos que chamam muito a atenção dos bebês, assim como os livros com texturas diferentes. Nessa fase inicial de contato com a literatura, o indicado são livros de plástico, como os de banho, ou livros de pano, já que o bebê irá passar muito tempo com ele em mãos.

E se o bebê se distrair fácil após as primeiras páginas do livro, não se preocupe. Com o passar do tempo e a rotina da leitura, logo ele começará a reagir a ela.

Uma dica importante é deixar os livros sempre ao alcance das crianças, independente da idade delas. Torne o objeto acessível.

E na hora da leitura, além de criar o hábito e adicioná-lo a rotina, deixe que o bebê se envolva com ela, mostrando as ilustrações logo que elas aparecem e deixando que ele coloque o livro na boca ou explore o que chamou sua atenção, já que essa é sua maneira de se envolver com esse universo.

Criar um ambiente aconchegante e propício para a leitura, onde você e o bebê possam relaxar, também é indicado. E por fim, lembre-se que a criança ainda é atraída pelo som das palavras, por isso, capriche! Solte a sua voz, brinque com a entonação e o ritmo da narrativa para que ela se torne atraente.

Gostou das nossas dicas? O blog da Todolivro está cheio de dicas e textos para ajudar você no desenvolvimento saudável do seu filho.

Fonte: Educar para Crescer