8 Brincadeiras que Envolvem Livros

Publicado em 22 de junho de 2015
brincadeira livros

Brincadeiras que envolvem livros
Créditos da Imagem: Efraimstochter   Via: Pixabay

 

Hoje trouxemos dicas de 8 brincadeiras diferentes que você pode fazer com os pequenos, utilizando livros. Desta maneira você mostra para eles que o livro também pode ser um brinquedo divertido e estimula o hábito ainda mais.

Quem foi que disse?

Essa é bem divertida, mas é preciso que as crianças já tenham alguns livros preferidos para jogar. Você vai precisar de livrinhos que já são bem conhecidos por eles, caneta, papel e 1 saquinho.

Ela é bem simples de ser jogada. Primeiro, você recorta tiras de papel e distribui entre as crianças. Depois, deixe que elas anotem algumas frases dos livros e, então, dobre os papeizinhos e coloque dentro do saco. Cada criança tira um papel e tem que adivinhar qual personagem disse a frase. Se ela errar na primeira tentativa, ganha uma pista: de qual livro saiu a frase. Se ela errar mais uma vez, tem de pagar um mico, imitando o personagem.

De olho no cenário

Aqui você também precisará de livros conhecidos pelas crianças, papel e lápis de cor. Primeiro, sente as crianças em roda e deixe que os pequenos vejam os livros, leiam trechos ou mesmo o livro inteiro (se não for muito grande). Quando terminarem, eles devem colocar o livro no centro da roda e escolherem um livro ou o trecho de um e desenhar, mas desenhar apenas o ambiente, sem os personagens. Quando todo mundo terminar, é só expor os desenhos e deixar que eles adivinhem que trecho ou livro foi retratado.

E ai, então…

Para essa brincadeira, o livro que você vai precisar é um que as crianças nunca tenham lido. Também vai precisar de caneta e papel. Depois, sente com as crianças, mostre a capa e leia o título e a primeira página do livro. Então é só pedir para que eles continuem a história, seja desenhando, escrevendo, falando, fazendo quadrinhos…

No final é só montar uma roda e expor os trabalhos, ou fazer uma roda de leitura. O bom dessa brincadeira é que crianças de qualquer idade podem participar.

Diário de Férias

Essa é ótima para feriados longos, férias, viagens de fim de semana ou mesmo uma tarde a passeio. Tudo que vai precisar é de livros, papel e caneta. Quando voltar de um passeio ou viagem, sugira a criança que conte como foi o passeio, do ponto de vista de um dos personagens de seu livro preferido. Por exemplo, como Cinderela se sentiu ao passear pela praia? O que Pedrinho achou do zoológico?

Sem falar

Para esta brincadeira, tudo que você vai precisar é papel e caneta. A brincadeira é de mimica e, com a ajuda das crianças escreva nomes de contos famosos no papel e, depois, corte em tirinhas, dobre e coloque em um saquinho. Cada um retira um papelzinho e faz a mimica para que os outros adivinhem que livro é. Quem acertar é o próximo a fazer a mimica.

Mix de Histórias

Para essa brincadeira divertidíssima, tudo que você vai precisa é papel, caneta e um saquinho. Corte o papel em tirinhas e com as crianças, escrevam o nome de diversos personagens famosos, como boneca Emília, Chapeuzinho Vermelho, Homem-Aranha, etc. Então é só dobrar os papéis, colocar no saquinho e formar um círculo. Cada criança tira dois papéis e deve contar uma piada ou uma história curta sobre o que aconteceria se os dois personagens se encontrassem. Uma criança vai ao centro da roda e conta sua história, depois, escolhe um dos personagens que escreveram nos papeizinhos mais cedo e, a criança que tiver tirado esse personagem vai até o centro do circulo para continuar a brincadeira.

Filmes e livros

Essa brincadeira consiste em comparações e análises. Existem diversos filmes que são baseados em livros, então, que tal assistirem a um desses e depois procurarem pelo livro, para poder comparar a história, o ambiente, os personagens? Também vale filmes que as crianças já tenham lido o livro, ou livros de filmes que elas já tenham visto.

Ah, ainda não acabou!

Junte as crianças com livros, papel, lápis e lápis de cor. Nessa brincadeira as crianças podem criar o seu próprio final para o livro. Escolha uma história não muito grande e se revezem lendo até o final. Depois, diga “Ah, mas não acabou! Tudo parecia resolvido quando…” e deixe que os pequenos inventem um novo final.

 

Fonte: Educar para Crescer

Comentários


  1. Poly 22/02/2018

    Amei o seu trabalho.

    1. Maria Eduarda Pamplona 25/04/2018

      Agradecemos pelo comentário, Polyanna! 😀

  2. claudiana 24/04/2018

    bom dia! vocês vendem acervo de livros ?
    gostaria muito de saber. adorei as brincadeiras envolvendo a leitura.

    1. Maria Eduarda Pamplona 25/04/2018

      Oi, Claudiana!

      Você pode adquirir nossos livros em nosso site: http://www.todolivro.com.br