Saiba como Introduzir a Música na Vida das Crianças

A infância é a fase mais importante da vida, na qual todas as experiências contribuirão no desenvolvimento da personalidade adulta. Por esse motivo, incentivar a prática de atividades que além de divertidas, resultem em conhecimento e apreensão de valores é fundamental para os pequenos. Introduzir a música na vida das crianças faz parte dessas práticas.

Principais benefícios de introduzir a música na vida das crianças 

A educação musical estimula o desenvolvimento de habilidades importantes, como coordenação motora, socialização e concentração. Além disso, também aguça a percepção e desenvolve o raciocínio. Com todos esses benefícios, introduzir a música na vida das crianças contribui para que elas tenham mais facilidade no aprendizado de outros conhecimentos, o que significa melhor desempenho na escola.

Aprender a tocar um instrumento requer muita persistência, por isso a sua prática ajuda os pequenos a serem mais disciplinados e pacientes. Como toda a arte, ainda ajuda a expressar, emoções, sentimentos e vontades.

Incentive a música desde cedo 

Como tocar algum instrumento ou mesmo cantar exige muita prática, o mais recomendado é incentivar o contato com a música desde a primeira infância. Assim, as crianças ficarão mais familiarizadas e terão mais facilidade em todos os campos dessa arte, podendo escolher melhor aquele que tenha afinidade.

Alguns livros interativos ajudam nessa tarefa, como é o caso dos exemplares de Riki e Gabi Brincando com a Música, que acompanha um teclado eletrônico para o pequeno conhecê-lo melhor e despertar seu interesse. Outra alternativa é o intitulado Colorir com Atividades, que reúne diversos desenhos de instrumentos musicais para a criança escolher o que mais a agrada.

Procure o curso de música ideal 

Para o contato com a música ser uma boa experiência para os pequenos, opte por escolas que tenham cursos infantis específicos e que ofereçam aulas em grupo. Como seu filho encontrará outras crianças por lá, além de se divertirem, vão aprender que fazer música sozinho é praticamente impossível. Isso porque terão que formar duetos ou orquestras e deverão saber trabalhar em equipe desde cedo, para respeitar o ritmo de cada um e ajudar quando necessário.

As escolas ainda devem ter embasamento teórico para proporcionarem aos pequenos um conhecimento profundo sobre a música e ampliar o seu universo cultural. Para escolher a ideal, faça uma pequisa na internet ou busque indicações com amigos ou conhecidos. Procure conhecer a trajetória da escola de música antes de matricular seu filho e acompanhe o seu desenvolvimento durante as aulas.

Qual instrumento escolher 

Para introduzir a música na vida das crianças de forma adequada, você deve levar em consideração o gosto e habilidade que elas apresentam. Uma boa forma de fazer isso é apresentá-la aos mais diversos instrumentos, de modo que elas possam tocá-los e ouvir seu sonho, optando por aquele que mais gostaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *