Saiba como Economizar na Compra do Material Escolar

Começo de ano é sempre a mesma rotina para milhares de famílias brasileiras que precisam arcar com diversas despesas, entre elas a compra do material escolar. Em tempos de crise, fazer mais esse gasto caber dentro do orçamento parece uma tarefa praticamente impossível. No entanto, algumas dicas simples e um pouco de planejamento ajudam a adquirir todos os itens da lista com muita economia.

Reutilize material escolar

Antes de realizar a compra do material escolar, procure por itens de anos anteriores que estejam em bom estado e possam ser usados no próximo período letivo. Além de explicar para seus filhos a importância dessa atitude, incentive-os com brincadeiras que os façam perceber o quanto reutilizar pode ser divertido. Uma maneira de fazer isso é propondo que eles encontrem o maior número de lápis, canetas, borrachas, entre outros em um limite de tempo.

Verifique a possibilidade de comprar alguns itens depois

Nem todos os produtos da lista serão usados durante todo o ano letivo, mas sim em momentos específicos. Identificar quais são eles para tentar negociar com a escola a entrega mais tarde pode ser uma forma de economizar. Isso porque, muitas mercadorias tendem a ficar mais baratos fora do período de volta às aulas. Lembrando que as instituições de ensino não podem pedir itens de uso coletivo, como papel higiênico, clipes, grampos, entre outros, nem solicitar uma marca específica.

Compre por atacado 

Fale com os pais de colegas dos seus filhos com os quais você mantém contato para propor a compra do material escolar por atacado. Além de dividir o valor, vocês provavelmente conseguirão um ótimo desconto.

Faça uma lista de lojas 

Antes de comprar, compare preços na maior quantidade de papelarias possíveis. Uma opção mais prática e cômoda é pesquisar os produtos em lojas virtuais, que costumam oferecer mais desconto do que as físicas. Nesse caso, você também poupa o dinheiro que usaria para se deslocar até o estabelecimento.

Não leve as crianças para fazer as compras

Para a compra do material escolar ser realizada com mais calma e de forma assertiva, deixe seus filhos em casa. Essa atitude também é importante para que os pequenos não peçam itens desnecessários ou com valor maior.

Considere a qualidade e não a marca

Ao invés de ir colocando no carrinho os produtos das marcas mais conhecidas, considere primeiramente a qualidade. Muitos itens de fabricantes não muito famosos podem ter a mesma durabilidade e performance das tradicionais e ainda serem financeiramente mais vantajosos. Para ajudá-lo a identificá-los, pesquise resenhas na internet.

Negocie o valor

Verifique qual é a melhor forma de pagamento, de acordo com a sua condição financeira, mas tome cuidado com parcelamentos. Se for pagar à vista, negocie com o vendedor possibilidades de descontos.

Planeje-se para o próximo ano

Se os seus filhos ainda têm uma longa jornada escolar a cumprir, então é importante planejar a aquisição do material escolar a partir de agora para não se apertar com tantos gastos de uma vez. Não dê todos os materiais para os pequenos, caso verifique que eles não sabem cuidar, para evitar desperdício. Compre o que puder com antecedência, em períodos fora do volta às aulas.  Ah, e tente juntar algum dinheiro especificamente para esse gasto durante todo este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *