Quais são os melhores livros infantis por idade

Publicado em 9 de julho de 2019
melhores livros infantis por idade

 

 

Cada fase do desenvolvimento da criança está repleta de descobertas e aprendizado. Por isso, é importante saber quais são os melhores livros infantis por idade. Mesmo sem ter iniciado o processo de alfabetização, é importante que a criança já tenha este contato com o mundo dos livros pois isso ajuda a desenvolver as habilidades próprias da idade, como a coordenação motora, o raciocínio, a criatividade e até mesmo a inteligência emocional e o convívio em sociedade.

Além de todos estes benefícios, ler para uma criança é um hábito que fortalece os laços entre os envolvidos, como pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos e até mesmo entre irmãos. Confira abaixo quais são os melhores livros infantis por idade:

 

Livros infantis de 0 a 2 anos

 

livro para crianças de 0 a 2 anos

 

 

Desde antes mesmo de nascerem, os bebês já podem ser beneficiados pela leitura. Segundo a fonoaudióloga Sueli Yoko, em entrevista à revista Crescer, o feto consegue captar a vibração e identificar as emoções das palavras.

Após o nascimento, em suas primeiras semanas de vida, o bebê pode ter contato com os livros através da leitura antes de dormir. Como mencionamos anteriormente, contar histórias reforça a ligação da criança com o adulto ou a criança maior que está lendo para ela. Clássicos da literatura são uma ótima opção antes de dormir. Uma dica de livro para este momento: As mais belas histórias de boa noite. Livros de pano também são uma boa sugestão para o momento de dormir.

Também nesta etapa crucial do desenvolvimento são recomendados livros que estimulem os sentidos da criança, principalmente a visão, o tato e a audição. Por isso, livros com cores vibrantes, diferentes texturas, sons e atividades que possam ser executadas com as mãos são boas opções. Na nossa coleção podemos destacar a coleção Siga-me e Caudas fofinhas, que estimulam o tato. A hora do banho também pode ser um momento de contato com os livros, com edições especiais em material resistente à água, como a coleção Surpresas no Banho.

 

Livros infantis de 3 a 5 anos

livro para crianças de 3 a 5 anos

 

É grande a variedade de livros destinados a crianças entre 3 e 5 anos – assim como a curiosidade das crianças que estão vivendo esta fase. Para aproveitar o melhor deste momento de descoberta há vários livros que apresentam um pouco do mundo aos pequenos leitores, além de trabalharem habilidades como coordenação motora, conhecimentos como o alfabeto e os números e que estimulem a criatividade, o raciocínio, a inteligência emocional e o convívio em sociedade.

Crianças a partir dos 3 anos já começam a se familiarizar com o alfabeto e com os números. Por isso, é bom apresentá-las a livros de atividades que desenvolvam estes conhecimentos de forma divertida. Como a criança ainda está dando seus primeiros passos no mundo da leitura, indique livros com letras grandes e frases curtas, para que ela possa identificar as letras e se sentir confiante ao compreender o que está escrito e ampliar o seu vocabulário.

Livros interativos e em pop-up deixam a leitura ainda mais divertida para a criança, que irá associar o hábito a algo prazeroso. Os temas podem trabalhar diversas habilidades e conhecimentos, como os nomes dos animais e dos alimentos ao mesmo tempo em que ajuda a criança a contar os números, como é o caso da coleção Lições deliciosas.

A coordenação motora nesta fase da vida pode começar a ser moldada para iniciar a vida escolar. Uma coleção que pode ajudar nesta etapa é a Treinando a coordenação motora, da linha Escolinha Todolivro. Por meio dos livros de atividades as crianças praticam a pegada do lápis e o acompanhamento de traços e formas, preparando-a para a escrita e a vida escolar. Livros de colorir também são uma boa opção para desenvolver esta habilidade, além de auxiliar a criança a preencher áreas vazias e a distinguir as cores e suas aplicações.

Nesta fase da vida a criança também começa a assimilar situações do dia a dia, como a identificação e memorização de pessoas, lugares conhecidos e novos, além de situações como viagens. É o momento ideal para reforçar este desenvolvimento cognitivo e ampliar os horizontes das crianças. Uma coleção que se encaixa nesta proposta é a Meu mundo e eu, que apresenta as crianças a diferentes tipos de famílias e aos cuidados com animais de estimação.

Também nesta idade a criança já entende conceitos de boa educação e de convívio em sociedade. E a boa notícia é que isso também pode ser reforçado através de livros que trabalhem estes conceitos, como é o caso da coleção Palavras Mágicas.

 

Livros infantis de 6 a 8 anos

livro para crianças de 6 a 8 anos

 

Já em fase escolar, a criança conhece o básico do que foi exposto a ela, como letras, números, formas e animais, por exemplo, e começa a buscar o significado das coisas. É a fase do “como” e dos “porquês”. Também é um momento em que ela aprenderá um monte de coisas novas na escola e a fome por conhecimento pode ser suprida com materiais complementares encontrados nos livros.

Dos 6 aos 8 anos a criança já tem uma capacidade de concentração mais elevada, o que significa que ela pode ler histórias com letras e imagens menores e volume maior de texto. A esta altura ela provavelmente já terá temas e personagens preferidos, como dinossauros e super-heróis. Presenteá-la com livros sobre os temas que ela mais gosta é um ótimo incentivo à leitura.

Valores de convívio em sociedade também devem continuar a fazer parte do desenvolvimento da criança nesta fase. Porém, com uma habilidade de compreensão mais aguçada, as lições podem vir por meio de fábulas, com o convite à reflexão no lugar da mera exposição do que é certo e errado. Nesta mesma fase a criança também pode começar a desenvolver competências de inteligência emocional que são importantes tanto para o convívio escolar como para o mercado de trabalho. A coleção Habilidades aborda temas como liderança, flexibilidade, comunicação, controle do estresse, relações interpessoais, entre outros.

 

Livros infantis de 9 a 10 anos

Todolivro - 9 a 10 anos

 

A partir dos 9 anos a criança já está entrando na pré-adolescência e é possível que não se interesse mais por livros que ela considere “de criança”. Portanto, as obras tendem a ficar menos coloridas, com mais texto e menos imagens. Por terem as habilidades cognitivas e de concentração mais apuradas, já estão prontas para lerem livros mais grossos, preferencialmente divididos em capítulos, que possam ser lidos por vários dias. É hora de apresentá-la aos clássicos da literatura, como Sherlock Holmes, Os Miseráveis e Romeu e Julieta, entre outros.