Meu Filho não quer ir à Escola – O que fazer?

Publicado em 2 de março de 2016
o-que-fazer-quando-meu-filho-nao-quer-ir-a-escola

imagem de: pixabay.com

Quando seu filho não quer ir à escola, algum problema tem. Ao contrário do que muitos pais pensam, esse comportamento pode não ter nenhuma relação com birra. Em geral, as crianças adoram ir às aulas, porque é lá onde podem brincar e têm contato com seus coleguinhas. E quando isso não acontece, mesmo após um mês do início do ciclo letivo, representa um sinal ao qual os pais devem estar atentos.

Conversar com os pequenos é essencial 

Se o seu filho não gosta de ir à escola, obrigá-lo não vai diminuir os choros na porta do colégio. Você precisa ter uma boa conversa com o pequeno para identificar o problema. O mais comum é que ele ainda não esteja adaptado à rotina. Nesse caso, você deve analisar o que precisa mudar para a criança ficar mais disposta a acordar cedo e encarar o dia em sala de aula.

Para que esse papo resulte em uma análise adequada da situação, você deve conduzir a conversa de acordo com a idade da criança. Os menores costumam se expressar de forma menos clara e são aqueles que mais apresentam essa resistência. Entre 2 e 4 anos, eles já sabem contestar a situação, misturando a realidade com suas fantasias e medos. Por isso, você deve identificar a melhor forma de fazê-los dizer o que os incomodam na escola para não quererem ir e se esforçar para compreendê-los.

E quando o problema está na escola? 

Durante a conversa, se você perceber que o motivo da criança não querer nem chegar perto da sala de aula é algo relacionado à escola, então deve procurar o coordenador pedagógico. Somente dessa forma poderá verificar o porquê seu filho não quer ir à escola. Além disso, permitirá que instituição e família proponham estratégias para driblar a resistência das crianças.

Procure um especialista 

Mesmo depois de muita conversa e orientação da instituição seu filho não quer ir à escola ainda? Isso é sinal de que os pais devem procurar um especialista para identificar o que está definitivamente por trás de tanta ansiedade. Em algumas análises psicológicas, será necessária a participação da família.

Comentários


  1. Thyara 14/04/2016

    Boa noite,meu filho vai pra escola,mas nao quer fazer atividades.o q devo fazer? Ela tem 4 anos.

  2. Sueli Garcia de lima 18/09/2019

    Meu filho tem 16 anos e não quer ir mais para a escola q devo fazer

    1. Todolivro 18/09/2019

      Oi, Sueli! Uma das melhores coisas a se fazer é procurar o auxílio de uma psicopedagoga, mas sempre indicamos a leitura como um apoio escolar e para incentivar esse incrível hábito. Nesse caso, procure por temas que possam gerar interesse no seu filhos. :)