Livros infantis em inglês: Por que eles são importantes

Publicado em 18 de outubro de 2019
2707.51-Livros infantis em inglês - BLOG BAIXA_APROVADO

 

A biblioteca do seu filho já tem livros infantis em inglês? Ao mesmo tempo em que descobrem o mundo, as crianças obtêm muitos benefícios do aprendizado de uma segunda língua nesta fase da vida. Livros que ajudem neste aprendizado são fundamentais para facilitar o processo e deixar a descoberta ainda mais interessante.

O benefício de aprender uma segunda língua, em especial o inglês, é bem percebido na vida adulta. Abrem-se as possibilidades de empregos com salários mais altos, mais amplitude de pesquisa na vida acadêmica, além da possibilidade de intercâmbios, viagens e até mesmo mudança para outros países.

O problema é que deixar para aprender outro idioma na fase adulta é muito mais difícil. A capacidade de aprendizado não é mais a mesma, sem contar que as pessoas têm cada vez menos tempo para se dedicarem a cursos. Isso costuma causar frustração em muitos adultos, fazendo com que eles desistam de desenvolver esta nova habilidade.

Você já ouviu falar que o cérebro das crianças funciona como uma esponja? A comparação é válida quando observamos que a capacidade de aprendizado das crianças é muito mas aguçada do que em adultos. A idade ideal para apresentar a criança a uma nova língua é dos 2 aos 6 anos, após isso, a cada ano que passa a capacidade de aprendizado se perde um pouco. Mas a facilidade de absorção não é a única vantagem quando o assunto é estudar uma nova língua na infância.

 

Benefícios de aprender uma segunda língua na infância

 

Aprender uma nova língua tão cedo não é apenas uma reserva de conhecimento para a vida adulta. Quando pequenas, as crianças já se beneficiam desta habilidade das seguintes maneiras:

– Aprender uma nova língua na infância estimula o cérebro. Assim como a leitura de histórias infantis, o aprendizado bilíngue estimula a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração.

– Quando ela aprende de uma forma agradável, como por meio de livros próprios para a idade dela e aulas divertidas, ela irá associar o novo idioma a algo positivo. Assim, a criança ficará cada vez mais interessada em desenvolver suas habilidades neste novo mundo que é uma segunda língua.

– Aprender outro idioma também ajuda a entender melhor a língua-mãe. Isso porque a criança aprenderá a identificar padrões na formação de palavras e frases, além de todas as coincidências e particularidades das regras gramaticais.

– Quando uma criança aprende uma segunda língua ela pode melhorar a autoestima e a capacidade de socializar com outras crianças, seja com aquelas que também estão aprendendo o idioma ou não. Isso porque ao enfrentar o desafio de falar em outra língua ela se sentirá mais segura para se manifestar em púbico e a conduzir conversas.

– Pessoas que aprendem inglês, ou outro idioma, ainda na infância tendem a desenvolver uma pronúncia de melhor qualidade e uma compreensão mais aguçada, permitindo que entendam músicas, filmes, séries, programas de TV, rádio e podcasts com mais facilidade, sem a necessidade de legendas.

 

Quais os melhores tipos de livros infantis em inglês

 

A literatura é um ótimo apoio para o aprendizado de qualquer habilidade, incluindo o domínio de uma segunda língua. Como mencionamos anteriormente, para que a criança aproveite o melhor do aprendizado, é importante que este processo seja prazeroso e divertido para ela, assim como os livros.

Para o desenvolvimento do vocabulário uma ótima opção são os livros que associam as palavras à imagem. Nesta linha, o livro Minhas primeiras 1.000 Palavras em Inglês é uma ótima opção, com 64 páginas ilustradas com os vocábulos mais essenciais para quem está aprendendo. O livro é indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade.

Como complemento às aulas há também a coleção Aprenda em Casa: Inglês, com opções em um livro único e edições separadas que ensinam: números, cores e formas; lugares, objetos e meios de transporte; esportes, alimentos e vestuário; e alfabeto, opostos e animais.

Com materiais tão divertidos e estimulantes, a criança terá ainda mais vontade de dominar o Inglês e quem sabe até aprender outros idiomas.

 

Leia também: Livros infantis: O guia completo de literatura para crianças