Livros de contos infantis ajudam no desenvolvimento da criança

Publicado em 16 de agosto de 2019
livros de contos infantis

 

Há livros de contos infantis que transcendem gerações. As histórias são passadas de pais para filhos há séculos e ainda são apreciadas pelas crianças hoje em dia. Mas você já se perguntou por que histórias como Os Três Porquinhos, Branca de Neve e O Patinho Feio são importantes na infância?

Afinal, por que histórias de princesas em castelos e animais falantes causam tanto fascínio na criançada, principalmente quando falamos de coisas tão distantes do mundo em que elas vivem? A magia dos livros de contos infantis está justamente nesta fantasia, de incentivar a criança a imaginar todo um universo que ela nunca viu pessoalmente: cavaleiros lutando contra dragões, criaturas fantásticas e até mesmo animaizinhos que falam e se vestem como pessoas. É algo novo, que estimulará a criatividade da criança a imaginar estes personagens em ação.

O estímulo à criatividade também é citado no artigo de Ana Maria da Silva, publicado no Portal Educação: “O texto ficcional amplia e mobiliza os limites do imaginário pessoal e coletivo. Enquanto alguém lê ou conta histórias, nós nos reportamos ao ambiente em que acontece o fato narrado e participamos do enredo.”

 

Ler livros de contos infantis cria vínculo entre pais e filhos

Mesmo antes de ser alfabetizada a criança pode se beneficiar destes livros. Quando um adulto para o seu dia para ler para ela este momento fica registrado no inconsciente da criança, que passará a valorizar esta companhia. Para o adulto, que pode ser pai, mãe, tios, avós ou até amigo da família, trata-se de uma oportunidade de ver uma criança se fascinar com uma história tão antiga – mas que para a criança é inédita.

Ao ler para a criança nos primeiros meses e anos de vida a capacidade de concentração é estimulada, já que, apenas com a voz e com as figuras do livro, ela precisará prestar atenção em uma narrativa com começo, meio e fim. Isso também a ajuda a compreender ciclos fechados e a noção de causa e consequência.

A leitura de contos infantis é um ótimo hábito que ajudará a criança (e o adulto em questão) a dar aquela desacelerada antes de dormir. Falamos em hábito porque crianças que ouvem histórias antes de dormir como parte de uma rotina tendem a se tornar adolescentes e adultos que mantenham este hábito de leitura, colaborando com a qualidade do sono.

 

Livros de contos infantis ajudam a preparar para a vida

Um ponto crucial para o sucesso atemporal destes contos são as virtudes e lições que a criança pode extrair das histórias. O conto dos três porquinhos, por exemplo, não é apenas sobre porcos falantes, mas uma mensagem forte sobre as recompensas de se trabalhar com esforço e dedicação.

Por mais que alguns pais se preocupem com os estereótipos destas histórias infantis, a autora Sally Goddard Blythe, que escreveu The Genius of Natural Childhood (traduzido livremente para “A capacidade da infância natural”), defende que tais histórias nutrem um comportamento moral nos pequenos. Para ela, contos clássicos infantis mostram às crianças não apenas o conceito de bem e mal, mas da força e da fraqueza da espécie humana.

Além disso, algumas das histórias, mesmo que destinadas ao público infantil, trabalham com alguns temas tristes, como o falecimento do pai da Cinderela e até mesmo o bullying sofrido pelo Patinho Feio. Por meio destes conflitos a criança pode aprender a identificar e a lidar melhor com as próprias emoções.

Por isso, o ideal é sempre incentivar a criança a explicar a história que ela acabou de ler ou ouvir. Pergunte sobre pontos-chave do conto e peça para que a criança aplique estes conceitos em situações do dia a dia. Isso pode ajudar tanto na inteligência emocional como na capacidade de interpretação e incentivo ao bom convívio em sociedade.

 

Diferentes tipos de livros de contos infantis

As histórias podem até ser as mesmas, mas o formato pode variar bastante dependendo da idade e do momento pelo qual a criança passa.

Para deixar o momento ainda mais divertido para os bebês, a Todolivro conta com a coleção Fantoches e Contos, com divertidos fantoches embutidos nos livros que chamam a atenção dos pequenos. Para estimular as habilidades sensoriais como o tato, a coleção Toque e Sinta também tem livros de histórias infantis com texturas para a criança tocar enquanto ouve a história.

Se você quiser um livro só que contenha várias destas histórias, o livro Clássicos Inesquecíveis é a melhor opção. Trata-se de uma seleção de 10 contos clássicos da literatura infantil, como A Bela Adormecida, A Pequena Sereia, Peter Pan, entre outros. Com encadernação de luxo, é o livro ideal para as leituras antes de dormir.

Leia também o nosso guia completo de leitura para crianças.