Conta Pra Mim: o programa de incentivo à leitura do MEC

Publicado em 6 de dezembro de 2019

Nessa semana, o Ministério da Educação lançou o Conta Comigo, um programa que tem como objetivo a ampla promoção da literacia familiar, assim como estimular o desenvolvimento intelectual na primeira infância com técnicas simples usadas pelos pais dentro de casa.

Para incentivar a ação, o site do MEC disponibiliza um conjunto de materiais de orientação às famílias, os quais incluem o guia completo do programa e uma série de vídeos com dicas de como realizar uma leitura saudável e de qualidade entre pais e filhos.

Todo o programa, assim como os vídeos, podem ser acessados através deste link.

MEC lançou o programa Conta Pra Mim pra incentivar a leitura

O que é Literacia Familiar?

Pois bem, já que estamos falando tanto em literacia familiar, será que você sabe responder o que é ela? Não tem problema, a gente vai te explicar tim-tim por tim-tim o que é e qual a sua importância para a primeira infância de uma criança.

A Literacia Familiar é um conjunto de estratégias simples e divertidas, em que as famílias colocam em prática no dia a dia para ajudar o desenvolvimento infantil. Dentre os seus benefícios, a literacia familiar estimula a criança a:

– Compreender melhor o que escutam;
– Falar com mais desenvoltura e clareza;
– Ler e escrever com autonomia e compreensão.

O incentivo à leitura ajuda a criar laços entre pais e seus filhos

>> Saiba mais sobre os 5 benefícios da leitura na educação infantil

Com as boas práticas, devidamente aplicadas, é possível incentivar a leitura infantil e estimular a interação verbal, aumentando a qualidade em seus diálogos e incentivando a criança a se comunicar em público e sem medo.

Por meio de simples interações em forma de conversa, muitas vezes de maneira lúdica, os pais podem construir relacionamentos positivos com seus filhos, ajudá-los a desenvolver o vocabulário e as habilidades necessárias para a leitura e o aprendizado posteriores na escola.

Além de conversar, os pais podem também ler, pois é pela leitura que eles irão ajudar seus filhos a se familiarizar com as letras, as palavras, os números e os livros.

Todas essas interações podem vir a se tornar parte das atividades diárias da família, fazendo do aprendizado da literacia um evento familiar alegre, saudável e descontraído para contribuir e garantir o sucesso das crianças na escola e também na vida.

A importância da leitura na primeira infância

Primeira infância é o nome dado aos primeiros anos de vida de uma criança, em particular, os cinco primeiros, onde ela passa por um intenso processo de desenvolvimento das capacidades cognitivas e social. Durante esse período, o cérebro absorve todas as informações, como uma esponja, onde as respostas são rápidas e duradouras.

>> Você sabe quais os benefícios da leitura na infância?

Segundo especialistas, as crianças nesta fase precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões, pois é nela que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios.

A leitura na primeira infância ajuda a desenvolver as capacidades cognitivas e sociais

É também nessa fase que recomendamos a brincar mais com as crianças, a criar jogos e passatempos, cantar e contar histórias. Além de construir laços maravilhosos entre pais e filhos, todas essas atividades aumentam a curiosidade na criança em relação à leitura e à escrita.

>> Conheça a linha de livros educativos da Escolinha Todolivro

Você sabia?

Até os 3 anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações. O número é o dobro de conexões que um adulto possui.

>> Estímulos do bebê já começam na barriga da mamãe