Conheça os benefícios da leitura para bebês

Publicado em 8 de outubro de 2019
2707.46-Benefício da leitura para bebês - BLOG BAIXAAPROVADO

 

 

Mesmo sem serem alfabetizadas, crianças de 0 a 2 anos de idade também aprendem com os livros. Os benefícios da leitura para bebês vão além do incentivo à linguagem, passando por estímulo sensorial e até uma compreensão melhor do que é o mundo. A primeira infância é a fase mais rica para absorver novos conhecimentos e aprender sobre o mundo e os livros são fundamentais nesta etapa.

Leia também: Conheça os benefícios da leitura

Nesta idade a criança irá precisar da ajuda e do estímulo de uma outra pessoa para ser apresentada ao mundo dos livros infantis. Podem ser os pais, irmãos mais velhos, avós, tios, primos e até mesmo amigos da família. Os principais benefícios observados em bebês por conta destas atividades são:

 

1. Desenvolvimento da linguagem

 

É normal que crianças comecem a falar em diferentes idades, mas é bem provável que as crianças expostas aos livros saiam na frente neste aspecto. Isso porque, por mais que nesta idade as crianças ainda não consigam acompanhar completamente o enredo de uma história, elas são apresentadas a um vocabulário diferente e, por meio da repetição, podem absorver e memorizar as palavras apresentadas a ela.

Estudos internacionais apresentados na Bienal do Livro de 2009 indicam que as crianças de três anos de idade, ao ingressarem na pré-escola, têm um vocabulário 300% mais amplo quando já possuem hábito de leitura em família, em comparação àquelas que não receberam este estímulo.

 

2. Estímulo sensorial

 

Além do desenvolvimento da linguagem, os sentidos podem ser incentivados desde a primeira infância por meio dos livros. A visão é um deles, já que a criança se sentirá atraída pelas imagens grandes e coloridas das páginas de livros indicados para bebês. A partir de certa idade os pais podem, inclusive, começar a ensinar os formatos e as cores do que a criança está vendo.

A visão é o principal sentido quando pensamos nos livros mais tradicionais, mas hoje em dia há livros dedicados a bebês que vão além. Livros de pano, por exemplo, possuem uma textura toda especial para que a criança possa pegar e até mesmo dormir, como se fosse um travesseirinho. Além disso há livros específicos para que a criança diferencie as texturas, com aplicações mais ásperas ou macias, dependendo do que a história estiver apresentando.

A audição também está entre os principais sentidos trabalhados pela leitura para bebês. Nos livros tradicionais a criança a utilizará para ouvir a leitura do adulto, que deve apresentar diferentes entonações de acordo com a mudança de personagem ou de rumo da história. Além disso há livros próprios com estímulos sonoros, como os sons dos animais e até mesmo brinquedos como squaky, que tornam o momento ainda mais interativo e divertido para pais e filhos.

 

3. Melhora a cognição, a memória e a criatividade

 

Por mais que a criança ainda não consiga entender o texto das páginas, aos poucos ela irá interpretar as imagens e outros estímulos mencionados no item anterior, como tato e audição. Para a primeira infância isso é particularmente importante pois é dos 0 aos 3 anos de idade que as sinapses do cérebro estão se formando.

Também é importante ter em mente que crianças nesta fase precisam de repetição para absorverem as informações. Com este exercício ela também terá a sua memória estimulada, o que irá beneficiá-la mais tarde nos anos escolares e na vida adulta.

Conhecer diferentes histórias e personagens ainda é um ótimo exercício para a criatividade da criança. Isso porque, diferentemente de um desenho animado, que proporciona uma experiência mais passiva de entretenimento, os livros fazem com que a criança precise “completar” a história com a sua imaginação. Isso estimula a criatividade, ajudando a criança a solucionar problemas com mais naturalidade ao longo da vida.

 

4. Mais foco e disciplina

 

Você já ouviu falar que telas como a da TV e dos smartphones estão deixando as crianças mais dispersas e impacientes? Com os livros acontece exatamente o contrário. Como a história escrita e contada exige que a criança pare para prestar atenção e imagine as lacunas na história ela acaba beneficiando a concentração da criança. Aqui também entra em cena a criatividade do contador de histórias, que pode utilizar recursos como bonecos, fantoches, diferentes vozes e sons para chamar a atenção da criança para a história.

Isso também trabalha a paciência da criança, que precisará esperar que os acontecimentos de uma página se encerrem para, então, poder seguir para a próxima. A leitura por etapas ensina a criança a estabelecer ordem e cronologia, entendendo os conceitos de início, meio e fim.

Fazer da leitura um hábito também ajuda a reforçar a rotina da criança. Tornar este momento prazeroso fará com que a criança queira repeti-lo todos os dias e não estranhe se em determinado momento ela começar a cobrar a hora da leitura. Isso reforça a disciplina, que a ajudará posteriormente nos estudos, no ambiente de trabalho e a organizar a vida pessoal.

 

5. Fortalecimento do vínculo com o leitor

 

Além de todos os benefícios cognitivos e de comportamento proporcionados pela leitura para bebês, o momento da leitura passa a ter um significado todo especial para os pequenos e também para os adultos. Por mais que os pais tenham uma rotina que muitas vezes os afaste dos filhos por várias horas num dia, este é o momento em que os dois podem se desligar das outras atividades e aproveitar a companhia e as descobertas que vêm a cada história.

A criança passará a ver este leitor (pais, irmãos, avós…) como um amigo, como alguém com quem ela gosta de passar este tempo, fortalecendo o vínculo e criando laços cheios de significado.

 

Melhores livros para bebês

 

A variedade de livros para bebês de 0 a 2 anos é imensa e cada um deles proporciona diferentes estímulos e aprendizados às crianças. No primeiro ano de vida são indicadas publicações mais lúdicas, como livros de plástico para o banho, com brinquedinhos e que tenham sons e texturas. A partir do segundo ano a criança já pode aprender sobre cores, formas, texturas e até aprender sobre as palavras mais simples. Confira abaixo as particularidades de cada tipo de livro:

 

Livros de contos

 

Ajudam a desenvolver o vocabulário, a estimular a concentração e fortalecem o vínculo entre pais e filhos. Além disso, o bebê conhecerá situações inusitadas apresentadas pelas histórias. Os pais podem incentivar a criança a identificar as imagens que ela vê no livro. Quanto mais brilhantes, coloridas e chamativas, mais a criança se sentirá interessada.

 

Livros de pano

 

Com textura macia e cores suaves, os livros de pano podem acompanhar a criança no berço, como uma almofadinha. Estes livros são ótimos para prender a atenção da criança e para identificar personagens, cores e formas. Alguns livros de pano vêm com brinquedos apropriados para bebês, deixando a leitura ainda mais divertida.

 

Livros de banho

 

A hora do banho também pode ser um momento de convite à leitura. Fabricados com materiais resistentes à água e seguros para bebês, os livros de banho podem deixar o momento mais divertido e cheio de aprendizado. Durante o banho os bebês podem aprender sobre palavras, números, formas geométricas, cores e outras atividades divertidas.

 

Livros sonoros

 

Quando descobrem o mundo, os bebês têm uma atenção toda especial em relação aos sons. Seja de pessoas conversando, animais, música ou até aparelhos domésticos, cada novo som é cuidadosamente observado pela criança. Para aproveitar este interesse, os livros sonoros são uma ótima opção para bebês. Através deles as crianças podem associar sons a palavras, ajudando na sua compreensão de mundo.

 

Livros com textura

 

Livros com diferentes texturas são particularmente interessantes para bebês, principalmente quando eles entram na fase de querer tocar e pegar em tudo o que veem pela frente. Por meio destes livros eles conseguirão diferenciar superfícies lisas, ásperas, macias e rígidas, por exemplo.

Clique aqui para conhecer nossos livros para bebês