Confira Dicas para Ajudar seu Filho a Estudar

Publicado em 18 de março de 2016
ajudar-o-seu-filho-estudar

Estudar um pouco por dia ajuda a fixar melhor o conhecimento | imagem de: pixabay.com

Com a aproximação do período de provas na escola, as crianças costumam correr atrás do prejuízo para garantir um bom desempenho. Para evitar que isso aconteça, você deve ajudar seu filho a estudar aos poucos, fazendo com que essa tarefa seja incorporada à rotina. Dessa forma, o pequeno absorve melhor o conteúdo e ainda pode tirar eventuais dúvidas que estejam atrapalhando a fixação do aprendizado.

Estabeleça um momento do dia para estudo 

A primeira medida para ajudar seu filho a estudar é reservar um momento do dia para rever e aprofundar melhor o conteúdo passado em aula. Escolha um período em que você esteja totalmente disponível para se dedicar ao pequeno e procure entender bem sobre a disciplina. Você pode auxiliá-lo na lição de casa, trabalhos escolares e com exercícios extras.

Faça um cronograma das disciplinas a serem estudadas

Com a ajuda de seu filho, elabore um cronograma com todas as disciplinas que ele tem na escola e determine um dia da semana e período para rever o conteúdo de cada uma delas. Você também pode fazer essa tabela considerando o horário de aulas que seu filho tem por dia. Nesse caso, vocês estudariam a matéria referente à aula seguinte no dia anterior, para garantir que o pequeno volte à escola com o conhecimento fixado. Isso possibilita o acompanhamento melhor que está sendo ministrado e ainda a identificação e esclarecimento das principais dúvidas com o professor.

Utilize materiais extras

Vale a pena também utilizar outros materiais de apoio escolar, caso as apostilas da instituição de ensino do pequeno estejam se mostrando insuficientes para fixação de conteúdos. Para prender a atenção da criança, escolha aqueles que estejam de acordo com sua idade e grau escolar. Dê preferência também para livros didáticos que tenham apelos infantis, como ilustrações.

Ajudar seu filho a estudar não somente os deixa mais confiantes para os momentos de avaliação, como também é uma forma de participar e acompanhar o processo de aprendizado do pequeno. Essa dedicação ainda motiva a criança a querer conhecer mais, o que é fundamental  na sua preparação para encarar todos os desafios pessoais. Por isso, não deixe de fazer a sua parte!