Meu Filho Fala Mentiras. Como Agir?

Publicado em 22 de fevereiro de 2016
mentira

Sem perceber, os pais podem mostrar aos seus filhos que mentir para ter uma pequena vantagem é normal. | Fonte da imagem: pixabay.com

 

Um pote de mel caído no canto da cozinha, todo líquido espalhado pelo chão, marcas de maõzinhas no piso e seu filho todo lambuzado. Mas quando questionado sobre quem fez aquilo, insiste que não foi ele. É normal crianças misturarem realidade e ficção, criando um universo só deles, mas quando começam a usar essa “capacidade de fantasiar” para fugir de punições ou ter alguma vantagem, os pais, quando percebem, costumam ficar perdidos com um único pensamento na cabeça. Meu filho fala mentiras. Como agir?

Não puna seu filho por falar a verdade

Essa é uma coisa que deve ser realizada desde os primeiros anos de idade. É importantíssimo sempre estimular que seu filho fale a verdade, em qualquer situação. Por exemplo, se a criança assumir que quebrou um vaso e for notoriamente punida por isso, na próxima vez, ela irá mentir para evitar a punição. Nesses momentos, o mais indicado é dizer a ele que fez algo muito ruim, mas por contar a verdade não ficará de castigo.

Dê o exemplo

Muitas vezes, dizemos uma mentirinha ou outra para obtermos pequenas vantagens, como contarmos que nos atrasamos por causa do trânsito ou mesmo que não vimos o telefone tocar. Fazendo isso, sem perceber, estamos mostrando aos nossos filhos que é normal dizer uma pequena mentira para evitar punições. Então, quando estão em situações parecidas, eles vão utilizar a mesma estratégia.

O diálogo é sempre o melhor caminho

Quando perceber que seu filho fala mentiras, não parta para o confronto e punições. O que você precisa fazer é sentar e conversar com ele sobre como é errado mentir e que esse ato sempre tem consequências terríveis. Não é necessário um longo sermão sobre o que ele fez, mas sempre estar atenta a essas ocasiões e estar pronta para reprimi-las e dialogar sobre o ocorrido.

Ensinando de forma lúdica

Uma das melhores formas de ensinar valores aos pequenos é por meio de histórias. Sendo assim, a “Princesa Bia e a mentira” um livro que conta sobre como uma pequena e inofensiva mentira pode ter consequência enormes e terríveis. Ler esse livro com o seu filho irá ajudar bastante nesse momento bem delicado.