Seu filho dorme bem? Saiba como melhorar o sono dos pequenos

Publicado em 26 de outubro de 2015
sono-das-criancas

Imagem de: pixabay.com

A hora do sono é um dos momentos mais importantes do cotidiano das crianças, isso por permitir que elas possam crescer e recuperar as energias perdidas no dia a dia. Além disso, uma boa noite de sono ajuda no aprendizado de seu filho, uma vez que o cérebro dele estará descansado e apto para absorver novas informações. Porém, alguns fatores externos podem afetar o descanso das crianças, fazendo assim com que elas tenham insônia ou uma má qualidade do sono, o que irá afetar diretamente em seu rendimento.

Se seu filho não dorme bem, existem algumas técnicas que os pais podem fazer para reverter esse quadro.

Mantenha uma rotina de sono

É importante respeitar o sono da criança e ensiná-la a ter um horário para dormir e acordar. Se a família tiver uma vida noturna agitada, o pequeno irá reproduzir esse hábito e não conseguirá descansar apropriadamente. Acostume seus filhos a terem horários estabelecidos de sono e mantenha sempre essa rotina.

Tenha um ambiente adequado

Para que a criança possa dormir profundamente, evite deixar muitas luzes acesas ou televisão ligada, pois fatores como sons e claridade farão com que ela tenha um sono leve e superficial. Não deixe que o quarto tenha aparelhos eletrônicos que possam causar distrações, como televisores, computadores e rádios, pois a criança pode acordar no meio da noite para recorrer a esses recursos. Evite também que os pequenos durmam na cama dos pais. É muito importante que eles tenham a própria cama e se acostumem a dormir nela, não atrapalhando assim a rotina de sono nem da criança e nem dos pais, que também precisam descansar.

Fique atento aos distúrbios do sono

criança dormindo

Sono é um momento importante para as crianças
Créditos da Imagem: Pezibear   Via: Pixabay

 

Pode acontecer de seu filho não dormir bem devido a um distúrbio, como apneia do sono, insônia e problemas com ronco. Nesses casos, é importante que você busque por um profissional, pois ele saberá exatamente o que recomendar para que o seu filho tenha um sono de qualidade.

Livros que ajudam seu filho a dormir

Algumas crianças apresentam resistência para dormir, isso por acharem que durante esse tempo estarão perdendo um momento de diversão e principalmente por não entenderem a importância de uma boa noite de sono. Para isso, você poderá contar com livros infantis que ajudam a mostrar para elas como dormir é uma atividade necessária e prazerosa, como é o caso do Riki não quer dormir, que mostra a história de um ratinho que descobre a importância do sono para o seu desenvolvimento. Com eles, os pequenos poderão se identificar e entender a função de uma boa noite de sono em suas vidas.