Evite Erros na Criação de Gêmeos

Publicado em 16 de outubro de 2015
gêmeas

Evite erros na criação de gêmeos
Créditos da Imagem: AdinaVoicu   Via: Pixabay

 

Ter filhos gêmeos é uma surpresa para muitos pais! Apesar de muito trabalho, preocupações e cuidados, também é amor, carinho, felicidade e orgulho em dobro. Um dos pontos positivos é que as crianças se tornam melhores amigos e vão aprendendo sobre a vida juntos, partilhando sempre as alegrias e tristezas. O problema é que muitos pais, por não saberem como cuidar de gêmeos, acabam cometendo alguns erros que podem trazer complicações para o desenvolvimento e individualidade da criança.

O que não fazer na criação de gêmeos

Vestir as crianças da mesma maneira

Muita gente acha fofo vestir gêmeos com a mesma roupa e mesmo penteado. Apesar de bonitinho, isso não faz nada bem para as crianças. Os pais precisam entender que eles são irmãos e não clone um do outro. Deixe que eles opinem no que querem vestir e evite colocar roupas parecidas ou da mesma cor nos pequenos.

Comparar o desempenho

Cada criança tem seu tempo e suas limitações. Ao ficar comparando uma com a outra, um de seus filhos vai se sentir rebaixado e desvalorizado, sem contar que essa atitude cria competição entre eles.

Dar prioridade para uma das crianças

pais filhos

Cuidar dos gêmeos sem prejudicar o desenvolvimento das crianças
Créditos da Imagem: Luxstorm   Via: Pixabay

 

Reveze sempre o tempo que passa com cada um dos filhos. Muitos pais, ao terem gêmeos, chegam num acordo de cada um vai ser responsável por uma criança, e isso é muito prejudicial, pois elas precisam receber atenção e cuidados igualmente.

Dar o mesmo brinquedo

As crianças têm personalidades diferentes. Enquanto uma gosta de carrinhos, outra pode preferir dinossauros. Reconheça os gostos de seus filhos e os presenteie com brinquedos diferentes. O mesmo vale para os livros. Identifique o que seu filho gosta e presenteie com livrinhos interativos.

Não ouvir as preferências de cada um

Ao fazer festinhas, é comum que os pais escolham um tema, mas antes de fazer o aniversário de seus filhos, converse sobre suas preferências para saber o que cada um quer e chegar em um acordo. Procure dar um bolo para cada um. O mesmo vale para a decoração do quarto das crianças, caso dividam o mesmo ambiente.

Evite colocar seus filhos nas mesmas atividades

Por mais que os gêmeos sejam amigos e tenham gostos em comum, é importante que eles tenham sua individualidade, seu próprio grupo de amigos e seus hobbies. Identifique suas preferências e aptidões e os coloque para realizar cursos diferentes.

Comentários


  1. silvania 20/10/2015

    Amei saber …