Saiba como Agir quando a Criança se Machuca

Publicado em 21 de outubro de 2015
bebê chorando

Como agir quando a criança se machuca
Créditos da Imagem: Ben_Kerckx   Via: Pixabay

 

Cortes, arranhões e quedas fazem parte da rotina de crescimento de toda criança. Na maioria das vezes, esses acidentes são traumas maiores para os pais do que para os pequenos. Sem saberem como agir corretamente, os progenitores acabam ficando desesperados e tomam decisões apressadas e até mesmo perigosas.

Se machucar faz parte

Antes de tudo, é preciso entender que a criança precisa brincar, o que, por vezes, resulta em alguns machucados. De acordo com pediatras, este tipo de acidente faz parte do crescimento e é importante para o desenvolvimento motor e psicológico da criança. Nessa fase, toda experiência é importante, mesmo aquelas que resultem em alguns machucados, pois são elas que irão ensiná-los a se protegerem sozinhos e os tornam mais independentes.

Além disso, é importante deixar que a criança passe por algumas experiências de frustração para que ela saiba lidar com esse tipo de situação quando adulto, desenvolvendo uma capacidade de superação de problemas.

Tenha calma

Segundo especialistas, a maioria dos acidentes domésticos não causam nenhum dano grave aos pequenos. O primeiro passo para lidar com essa situação é analisar e agir com calma. Pergunte ao seu filho o que aconteceu e onde está doendo. Nunca use o Google como fonte de informação para tratamentos.

Cuidados importantes

Na maioria das vezes, não será necessário correr com a criança para o hospital, mas sempre esteja preparado para casos mais graves. Tenha sempre em mãos os números de emergência, como o CEATOX (em caso de ingestão de produtos químicos), Pronto Socorro mais próximo e Pediatra.

  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): 192
  • CEATOX: 0800-0148110

Queimaduras

Em caso de queimaduras, o primeiro passo é aplicar água corrente fria (nunca gelada) na área afetada, pois o procedimento impedirá que o calor dê continuidade ao processo de queimadura. Depois, retire as roupas que estiverem em contato com a lesão e coloque uma gase sobre a área. Se o tecido estiver grudado na ferida, deixe que um médico o remova.

Nunca passe qualquer substância na área afetada! Caso, após aplicar a água fria, perceba que a lesão é grave, leva a criança imediatamente para um pronto socorro.

Ingestão de produtos químicos

Não dê leite, água, ou qualquer outra coisa para a criança. Leia as indicações no rótulo do produto para saber se existe algum antídoto ou procedimento para realizar. Ligue imediatamente para o atendimento de emergência e leve-a o mais rápido possível para o pronto socorro mais próximo.

Fazer com que a criança vomite pode ajudar nos primeiros socorros, mas não faça esse procedimento em caso de ingestão de um desses produtos:

  • Soda Cáustica
  • Ácidos em Geral
  • Amônia
  • Desodorante
  • Querosene
  • Gasolina
  • Fluído de Isqueiro
  • Lustra-móveis
  • Benzina
  • Alvejantes
  • Tira-ferrugem
  • Água com Cal

Quedas

criança machucada

As vezes as brincadeiras resultam em alguns machucados
Créditos da Imagem: Marcisim   Via: Pixabay

 

Caso a criança apresente sintomas como, vômitos, desmaios, sonolência, movimento estático dos olhos ou qualquer outra anomalia, leve-a imediatamente para o pronto socorro mais próximo, mesmo que os sintomas apareçam um tempo após o trauma.

Se o pequeno não apresentar nenhuma indicação de algo grave, apenas pressione gelo sobre a área da contusão para diminuir os hematomas.