A leitura dos Livros Infantis Clássicos é Importante?

Publicado em 13 de abril de 2016

Antes de falar sobre a enorme importância dos livros infantis clássicos para a formação dos pequenos, é interessante definir o que faz uma obra ter essa classificação. Para receber esse mérito, o título precisa ter sido escrito há um tempo considerável e permanecer relevante, interessante e com temas que continuam pertinentes.

Cativantes

O prazer pela leitura não é um dom que as pessoas nascem com ele, é preciso que esse sentimento seja sempre incentivado nos pequenos, já que uma criança que cresce lendo se torna um adulto mais inteligente. Esse é o primeiro trunfo dos livros infantis clássicos, pois eles têm uma enorme capacidade de cativar os leitores, despertando aquela centelha do amor pela literatura.

Lições que transcendem o tempo

Hoje em dia, o mundo é bem diferente do que quando os irmãos Grimm transformaram diversas histórias locais nas fábulas conhecidas, no entanto, lições como não fale com estranhos continuam atualizados e relevantes. Por isso, a leitura de um clássico infantil junto ao seu filho é uma excelente forma de reforçar lições que você julga serem relevantes.

Clássicos brasileiros

Nós temos ótimos livros infantis clássicos brasileiros, como o “Sítio do Picapau Amarel”o e o menino maluquinho. Existe uma longa lista de títulos que se enquadram nessa categoria, já que o Brasil sempre teve uma intensa produção literária para esse seguimento. Nomes como Cecília Meireles, Ana Maria Machado e Elias José devem fazer parte da coleção dos seus filhos.

Novos Clássicos

Embora não tenham sido escritos a tanto tempo e com alguns representantes popularizados em outras mídias, muitas obras já são consideradas como novos clássicos. Essa classificação engloba títulos como “O Rei Leão“, que embora seja um filme da década de 90, sua história e personagens cativantes conseguiram com que entrasse para esse seleto grupo antes mesmo dos 50 anos de idade.

Clássicos da literatura infantil no Todolivro

Nós criamos uma seção especial com todos os livros clássicos infantis, como “Rapunzel“, “Cinderela“, “A Raposa e as Uvas” e “A Lebre e a Tartaruga“. Não perca tempo e compre os títulos que irão despertar o amor pela leitura nos seus filhos.