Como Preparar as Crianças para a Volta às Aulas

Publicado em 11 de janeiro de 2016
preparando-as-criancas-para-voltar-as-aulas

imagem de: pixabay.com

Depois de passar um bom tempo brincando o dia todo, vendo TV até tarde e sem ter hora para acordar, a volta às aulas pode ser bastante complicada. Isso se intensifica quando os pequenos irão começar a vida estudantil ou então quando há mudança de escola, pois também existe o medo e apreensão pela nova realidade.

Cuidado

Nesse período, muitos pais ficam sem saber o que fazer e acabam tomando decisões equivocadas. Essa atitude pode até mesmo fazer com que a ida a escola se torne algo sofrível para os pequenos e eles desenvolvam aversão a todo esse ambiente, o que pode ser muito problemático para a continuidade dos estudos e desenvolvimento intelectual.

Planejamento

Se você está nessa situação, saiba que o mais importante é planejar como será essa readaptação, evitando que a transição aconteça de uma forma abrupta. Uma semana antes da volta às aulas, comece a fazer com que os pequenos readaptem-se gradualmente à rotina, estabelecendo um horário para acordar e para realizar as refeições. Assim, eles não irão ficar com sono ou fome na sala de aula nos primeiros dias.

Retorno e não ruptura

Um dos maiores erros que os pais cometem é dizer coisas como “acabou a vida boa”, que fazem com que a volta às aulas soe como algo terrível. Ao conversar com os pequenos sobre o fim das férias, é sempre importante frisar os pontos positivos, como o reencontro com os amiguinhos, a oportunidade de conhecer outras crianças e ter mais gente com quem brincar e que eles irão aprender coisas novas e ficar mais inteligentes. É importante sempre se referir a escola como um lugar “mágico”, onde eles irão se divertir.

Uma das formas de diminuir esse atrito da readaptação à nova rotina é fazer com que os pequenos participem da preparação para esse período. Mesmo coisas simples como apontar lápis e organizar a mochila devem ser realizadas em conjunto.

Stand-by

Embora o período de férias deva ser aproveitado ao máximo pelas crianças e também pelos pais, utilizando esse tempo para recarregar as energias, é sempre positivo incentivá-los a aprender coisas novas. Idas ao museu e livros educativos são excelentes opções, sendo que essas atividades devem ser realizadas por toda a família e sempre em forma de diversão e não como uma obrigação ou castigo. Não sabe qual o melhor título? Dê uma olhadinha na nossa seção de livros infantis de apoio escolar.