5 Benefícios da leitura na educação infantil

Publicado em 5 de dezembro de 2019
2707.66 - Benefícios da Leitura na Educação Infantil - Thumb_APROVADO

Se você acompanha o nosso blog já conhece os principais benefícios da leitura na educação infantil. Antes mesmo da alfabetização, o hábito de ler para as crianças já ajuda a estimular criatividade, aprender as primeiras palavras e até mesmo estreitar laços de pais e filhos.

Leia também: Conheça os benefícios da leitura

Mas a importância da leitura não para por aí. Quando entra em idade escolar a criança continua sendo beneficiada pelo hábito de ler, das mais diferentes formas. Confira as principais delas:

Ampliação do vocabulário

Os livros ajudam as crianças a conhecerem as primeiras palavras e estabelecer a relação delas com imagens e sons. Passada esta etapa, com livros que tenham frases completas e um pouco mais de informação, a criança passa a conhecer palavras diferentes e a ter seus primeiros contatos com as estruturas gramaticais.

A ampliação deste vocabulário ajuda os pequenos a se expressarem melhor. Além disso, eles começam a conhecer a relação de palavras sinônimas, antônimas e homônimas e aprendem a aplicá-las corretamente no dia a dia.

A leitura ajuda nos conhecimentos de ortografia

Além de se comunicar melhor verbalmente, a leitura ajuda as crianças a escreverem com mais facilidade e assertividade. A exposição constante à exposição das palavras escritas de acordo com a norma culta faz com que a criança se acostume com a forma correta de escrevê-las, repetindo os algarismos em seus exercícios e, posteriormente em redações.

Para garantir que a criança tenha este benefício, é importante que ela tenha contato com a norma culta desde cedo, principalmente através dos livros. Muitas pessoas hoje em dia, mesmo adultos, não escrevem corretamente porque não foram expostas à forma correta de escrever. Há inúmeros textos em sites da Internet e em redes sociais que não são escritos seguindo a norma culta, propagando erros de português até para crianças.

Saber escrever corretamente e seguir as regras de ortografia e gramática abre portas tanto no campo dos estudos como no mercado de trabalho. Por isso, quanto mais cedo se inicia este treinamento, melhor para a criança e o adulto que ela se tornará.

Ajuda na interpretação de texto

A comunicação não se dá somente pela mensagem ou pelo emissor. Ela ocorre plenamente somente quando o receptor recebeu a mensagem em questão e foi capaz de compreendê-la. Ao ser exposta desde cedo a frases, histórias e demais textos, a criança passará a interpretar as informações que foram apresentadas a elas, fazendo disso um exercício constante.

Além de compreender o que foi dito, com o tempo a criança passará a entender melhor significados nem sempre evidentes de textos, como figuras de linguagem e analogias. Aliado à ampliação do vocabulário, este benefício permitirá que o leitor compreenda textos cada vez mais complexos e melhore a sua capacidade de comunicação.

Um mundo de conhecimento

Não é só a escrita e a comunicação que se beneficiam da leitura. Os conteúdos dos livros, cartilhas e demais materiais, também ajudarão a criança a expandir o seu mundo de conhecimento. Através deste hábito elas podem aprender sobre história, outras culturas, ciências, suas próprias emoções e até mesmo raciocínio lógico.

É normal que crianças que estejam passando por esta fase fértil de descobertas se interessem mais por um assunto do que por outros. Nestes casos, o ideal é incentivá-la a investigar ainda mais sobre o tema, fornecendo mais materiais adequados à idade dela que possam ajudá-la em sua pesquisa.

Resista à tentação de tentar redirecionar o interesse da criança para um assunto que você considere “dar mais futuro”. Isso pode frustrá-la e fazer com que ela perca o interesse por qualquer assunto. Caso a criança não mude naturalmente de foco, apresente outros temas de forma igualmente interessante, para que ela aprenda sobre mais assuntos.

Cidadãos mais conscientes

Com as suas habilidades de comunicação mais afiadas e o conhecimento de mundo adquirido, a criança passará a ter mais consciência de quem é de qual é o seu papel no mundo. Ao saber de culturas diferentes, formações familiares distintas e até mesmo estilos de vida diferentes do seu, elas passam a desenvolver melhor a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Nos anos escolares isso é particularmente importante para evitar situações de bullying, ansiedade e insegurança. Ler deixa a criança mais certa de si e aberta ao diálogo, à compreensão e a conciliação. Para desenvolver bem estes valores, sempre pergunte à criança o que ela achou de determinada história ou como ela se sentiu após ler determinado livro. Isso irá ajudá-la também a desenvolver sua inteligência emocional.

Leia também: Benefícios da leitura para bebês