Importância da Atividade Física na Vida das Crianças

Publicado em 20 de janeiro de 2016
garoto-nadando

Natação é um ótimo exercício para melhorar a saúde cardiorrespiratória da criança. | Fonte da Imagem: pixabay.com

Devido ao sedentarismo e a uma alimentação não tão saudável, a atividade física se faz ainda mais necessária na vida de crianças e adolescentes hoje em dia. A prática esportiva auxilia a melhora da coordenação motora, equilíbrio e harmonia, além de evitar doenças como, obesidade infantil, diabetes e problemas cardiorapiratórios.

Qual a idade para que a criança pratique atividade física

De acordo com especialistas, a partir dos dois anos, os pequenos já podem começar a praticar algum exercício, porém, essa atividade deve ser apenas uma extensão das brincadeiras, ser realizada somente quando eles demonstrarem interesse. Com sete anos, a criança já possui maturidade psicomotora e poderá ser apresentada a esportes mais complexos. Nessa fase, os pais devem incentivá-la a experimentar todas as modalidades possíveis.

Escola

Os pequenos passam uma boa parte do dia na escola, por isso, a instituição precisa apresentar atividades que, além estimular o intelecto, os encorajem a se exercitarem, como jogos ou competições. Muitas escolas já possuem uma grade que consegue atender a essas necessidades, sendo esse um ponto a ser observado na hora de escolher onde matricular as crianças.

Incentivo dos pais a prática de atividade física

Como principais modelos, os pais devem ter uma atitude proativa em relação ao incentivo a prática de atividade física. Não é só dizer para as crianças se exercitarem, mas fazerem isso juntos, como uma atividade familiar. É preciso mostrar que, além de importante, exercitar-se é divertido. Lembre-se que isso não significa apenas a prática esportiva, mas qualquer brincadeira que coloque as crianças em movimento.

Crianças que não gostam de praticar atividade física

As vezes, os pequenos não demonstram nenhum interesse em qualquer atividade física. Nesse caso, a participação dos pais é ainda mais importante. É essencial colocar a criatividade para funcionar e desenvolver brincadeiras e jogos que gerem interesse. Uma caça ao tesouro pode ser uma solução interessante. As vezes, também é preciso ser um pouco mais firme, restringindo o tempo em que ficam em frente à TV ou no computador.

Conte histórias

Desde os primórdios, a humanidade passou muitos valores por meio de histórias. Assim surgiram as fábulas. Nesse contexto, o livro “Dona Raposa: Dona Raposa coloca sua classe em boa forma” é uma ótima ajuda, funcionando como uma ferramenta extra para incentivar os pequenos.