Estímulos ao Bebê já Começam na Barriga da Mamãe

Publicado em 15 de junho de 2015
Estímulos gestação

Estímulos ao bebê começam na barriga da mamãe
Créditos da Imagem: TawnyNina   Via: Pixabay

 

Os bebês escutam sons externos a partir dos primeiros meses de gestações e também respondem ao estímulos. Pesquisas já mostraram que as crianças que são estimuladas desde antes do nascimento, tem um melhor desenvolvimento cerebral que as demais, por isso é recomendado que os pais interajam com ela. E não é só para a mamãe que a recomendação vale, a partir do quarto mês de gestação o bebê já sente falta do pai e, por isso, é importante que os dois conversem com ele.

Ouvir a voz dos pais dentro ainda no útero da mãe ajuda a criar laços afetivos entre os pais e o bebê, que passa a reconhecê-la, sentir-se seguro e querido. Encontramos algumas dicas sobre como você pode estimular o bebê e você pode conferi-las abaixo:

Dica número #1

Toque a barriga. O feto já é capaz de responder a estímulos táteis desde a sétima semana de gestação e – embora a mãe ainda não sinta – ela já se move. A brincadeira aqui vale para os últimos meses de gestação, onde você pode dar um ligeiro toque na barriga e esperar para ver se ele responde. Como ele já pode ouvi-los, elogiar o bebê sempre que ele faz isso, ensina-o a fazer novamente.

Dica número #2

Música. Você pode colar fones de ouvidos na barriga e deixar que o bebê ouça música – mas nada de colocar algo muito agitado ou pesado, escolha melodias mais calmas e tranquilas – e sinta enquanto ele “dança” na barriga.

Dica número #3

Conte histórias! O bebê adora ouvir a voz da mamãe e do papai, por isso, estimule o pai a participar destes momentos, até porque o bebê reage de maneira diferente a voz dele. Você pode encontrar diversos livros para crianças de 0 a 2 anos no site da Todolivro, uma vez que é interessante ler histórias curtas e de fácil compreensão – sem contar que você já pode começar a montar a biblioteca do seu filho.

Estímulos bebê

Criar laços afetivos entre os pais e o bebê
Créditos da Imagem: Niky_filipova   Via: Pixabay

 

Dica número #4

Converse com o bebê. Estabeleça um diálogo com ele e toque bastante a barriga. Escolha um lugar confortável e relaxante para fazer isso. Você também pode visualizar seu bebê e comunicar seu amor em pensamento, que ele pode sentir através dos estímulos hormonais.

Dica número #5

Faça exercícios. Como nos estágios finais na gravidez o peso é maior, você pode optar por exercícios dentro da água, já que não sentirá o peso da barriga e ao mesmo tempo relaxará o bebê – essa dica vale para gestantes a partir de qualquer mês.

Comentários


  1. Maria sandra leandro 11/08/2015

    Muito legal isso eu estou no 4 mês de gestação e procuro senpre como chamar a a tensão do bebê e ele ja sente