Dar ou Não Chupeta para o Bebê?

Publicado em 4 de abril de 2016
dar-ou-nao-chupeta

Pediatras ainda não chegaram num consenso sobre o uso da chupeta | imagem de: pixabay.com

 

Muitos pais ficam em dúvida se devem um não dar chupeta para o bebê. O hábito que anos atrás era muito comum começou a ser relacionado a impactos negativos sobre a saúde e desenvolvimento dos pequenos. O conflito dos pais fica ainda pior porque os próprios pediatras não entram em consenso sobre o uso ou proibição do acessório.

Vantagens de dar chupeta para o bebê 

Durante os primeiros meses de vida, as crianças apresentam um reflexo de sucção muito forte por isso querem mamar o tempo todo. Se não conseguem, ficam desesperadas, choram e não dormem. Nesse sentido, dar chupeta para o bebê é uma forma de deixá-los mais relaxados e, consequentemente, propiciar momentos de descanso aos pais.

Desvantagens de dar chupeta para o bebê 

O principal problema de dar chupeta para o bebê é a possibilidade de causar desmame precoce. As crianças que utilizam o acessório tendem a pedir menos para mamar do que aquelas que não tiveram contato com ele. A consequência é a diminuição da produção de leite materno.

O que acontece é que a sucção da chupeta ou mamadeira exige um trabalho da musculatura bucal muito diferente do que aquele apresentado quando precisam abocanhar o peito da mãe para mamar. Com isso, o uso exagerado do objeto tende a alterar a tonicidade, bem como postura dos lábios e língua das crianças.

uso-da-chupeta

Acalmar o bebê é uma das vantagens do uso da chupeta| imagem de: pixabay.com

 

Essas consequências fazem a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Ministério da Saúde e a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) não recomendar dar chupeta para o bebê, pelo menos durante o período de amamentação.

Outros especialistas ainda relacionam o uso prolongado da chupeta a problemas dentais, alteração no padrão respiratório e a prejuízos no desenvolvimento dos músculos da boca e do aparelho fonológico em geal, o que leva a problemas da fala.

Moderar é a saída 

Se você quiser dar chupeta para o bebê, a recomendação é deixá-lo utilizando o objeto com moderação. Procure oferecê-lo ao seu filho somente durante os períodos de estresse somente para acalmá-lo. Outro cuidado a se atentar é tirar o bico artificial antes dos dois anos de idade. Ao controlar esse hábito, todos os problemas mencionados serão prevenidos.