A importância de Incentivar o Consumo de Alimentos Orgânicos

Publicado em 23 de setembro de 2015
produtos orgânicos

Incentivar o consumo de alimentos orgânicos
Créditos da Imagem: Condesign   Via: Pixabay

 

Ter uma vida saudável começa com hábitos simples, como praticar atividades físicas e ter uma dieta balanceada. Um passo decisivo para esse objetivo é a adoção do consumo de produtos orgânicos, que são mais saudáveis por não terem contato com agentes químicos ou processos que alterem a estrutura natural deles.

Alimentos orgânicos são aqueles cujas técnicas de cultivo são livres do uso de agrotóxicos, hormônios, antibióticos, manipulação genética, cultivo por meio de radiação e aditivos, como aromatizantes e corantes.

Sinal vermelho

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em média, cada um de nós consome entre cinco e sete litros de agrotóxico durante o ano. O que, de acordo com o órgão, pode estar relacionado à elevação do número de pessoas com câncer no Brasil.

Este quadro é preocupante, por isso, é tão importante se atentar a alimentação de toda a família, principalmente das crianças, que ainda estão com o organismo em desenvolvimento.

Como mudar

Migrar para uma alimentação pautada no consumo de apenas alimentos orgânicos definitivamente não é fácil, por isso, é aconselhável começar com pequenas mudanças. Nutricionistas orientam que uma boa porta de entrada são as verduras, pois são fáceis de serem encontradas e a diferença de preço não é tão grande. Depois pode seguir para legumes, carnes e derivados, até a chegar em alimentos como pães e biscoitos.

Incentivar

reeducação alimentar

Adotar uma alimentação mais rica e saudável
Créditos da Imagem: Shamefaced   Via: Pixabay

 

O mais importante nessa transição é encorajar o consumo dos alimentos orgânicos por parte de todos da família. Nesse momento, não se deve apenas impor essa mudança às crianças, mas fazer com que elas passem a se interessar pelo assunto e, assim, ensiná-las a terem hábitos alimentares mais saudáveis que durarão por toda a vida.

Para ajudar nesse processo, você pode utilizar livros que tratem do assunto de forma lúdica, como o Colorir: Frutas. Outra abordagem interessante é incentivar as crianças a prepararem suas próprias refeições e, sempre que possível, trocar por alimentos orgânicos. Para ajudar, você pode adquirir o livro Chocolate com pimenta, que possui receitas possíveis de serem realizadas por crianças a partir dos seis anos de idade.