Descubra quais são os Piores Alimentos para as Crianças

Publicado em 2 de outubro de 2015
doces

Descubra quais são os piores alimentos para as crianças
Créditos da Imagem: Ivabalk   Via: Pixabay

 

Alguns alimentos industrializados devem ser evitados na dieta das crianças, isso porque além não conterem os nutrientes necessários para seu desenvolvimento físico e mental, ainda podem causar diversas doenças a curto e longo prazo. Confira quais são alimentos que devem ficar fora da alimentação do seu filho.

Refrigerantes

Essas bebidas contêm grande concentração de açúcar e sódio, que podem causar obesidade e problemas cardíacos. As opções de cola ainda são compostos por ácido fosfórico, que reduz a absorção de cálcio pelo organismo e prejudica a formação dos ossos.

Salgadinhos

Petisco muito apreciado pela criançada, os salgadinhos não podem ser consumidos até os três anos de idade e, após essa faixa etária, devem ser restringidos. Isso porque são ricos em sódio e gordura que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outros problemas.

Macarrão instantâneo

Com preparo rápido e fácil, esse produto é muito utilizado para substituir outros carboidratos nas refeições, como arroz e o macarrão tradicional. O problema é que, além de terem alto teor de sódio, não suprem as necessidades diárias de nutrientes dos pequenos.

Bolacha recheada

biscoito chocolate

Reduzir o consumo de alimentos industrializados
Créditos da Imagem: Mooss   Via: Pixabay

 

Uma das guloseimas mais encontradas no cardápio das crianças, as bolachas recheadas devem ser evitadas nessa fase, pois não possuem valor nutricional significativo e ainda são repletas de gordura saturada e muito açúcar.

Sucos de caixinha

Apesar de suas embalagens serem quase sempre estampadas por frutas, os sucos industrializados não têm as vitaminas e sais minerais necessários para o desenvolvimento das crianças. Além disso, são ricos em corantes que prejudicam a saúde dos pequenos.

Não basta apenas restringir o consumo desses alimentos, mas também explicar às crianças o porquê dessa atitude. Para convencê-las, os pais devem servir de exemplo e também evitar consumir esses produtos.

Adote uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais. Prepare pratos gostosos com esses ingredientes e demonstre a importância de cada um por meio de brincadeiras ou livros de atividades, como o Colorir com Frutas, com várias imagens de alimentos saudáveis, que ajuda os pequenos a identificar os alimentos saudáveis e a pedi-los mais.