Como Lidar Com a Dor de Dente dos Pequenos

Publicado em 11 de março de 2016
problema-de-caries-na-infância

“É melhor prevenir do que remediar!” Incentive o cuidado com a saúde bucal desde os primeiros meses de vida. | Fonte da imagem: Pixabay.com

 

Em algum momento da vida, todo mundo já passou por esse martírio e sabe como ela é horrível. Por isso, os pais ficam ainda mais preocupados quando os sintomas começam a aparecer em seus filhos. Nesse momento, muitas são as “receitas” para lidar com a dor de dente dos pequenos, mas quais são os procedimentos realmente eficazes nesse momento? Descubra no nosso novo post.

Leve o imediatamente ao dentista

Essa não é hora de inventar, em caso de dores de dente, deve-se marcar uma consulta o mais rápido possível. Logo nos primeiros meses de vida, é recomendado que os pequenos tenham seus primeiros contatos com um profissional. Essa visita deve se tornar mais regular quando eles passam a ter dois ou três anos de idade. Isso evita que um pequeno problema na dentição, possa evoluir e se tornar uma insuportável dor de dente.

É preciso tratar os dentes de leite?

A resposta é sim! Embora sejam temporários, eles são essenciais para a formação dos permanentes e garantia da saúde bucal. Esse cuidado é ainda mais importante quando as crianças chegam aos seis anos, pois, nessa idade, eles passam a ter uma dentição mista e as cáries podem passar facilmente de um dente de leite para um permanente.

Desenvolvimento dentário

Os primeiros dentinhos vão surgir após os quatro primeiros meses de vida, o nascimento deles pode causar incômodo e dores, gerando irritabilidade e agitação no bebê. Toda a dentição de leite estará completa quando ele completar dois ou três anos de idade. Aos seis, a criança começa a troca dos dentes de leite pelos permanentes, processo que dura até os 11 anos.

Saúde dos Dentes

Como já dizia o dito popular: “é melhor prevenir do que remediar”. O ideal é evitar que a saúde dental dos pequenos se deteriore a ponto de gerar dores e necessitar uma intervenção de um profissional. Para isso, é importante mostrar a eles a importância dos cuidados com os dentes. Nesse sentido, o livro “Saúde dos Dentes”, consegue uma ótima resposta dos pequenos ao apresentar a questão de forma lúdica.