Alimentação Saudável como Fonte de Energia

Publicado em 28 de agosto de 2015
café manhã

Alimentação saudável como fonte de energia
Créditos da Imagem: Ethorsen   Via: Pixabay

 

Estudos de universidades britânicas apontam que a primeira refeição do dia é extremamente importante para garantir a disposição e o bom desempenho dos pequenos na escola. Os pesquisadores notaram que as crianças alimentadas adequadamente pela manhã apresentaram melhores resultados em relação à atenção e memória em testes de aptidão cognitiva.

Além disso, uma alimentação saudável é essencial para garantir o bom funcionamento do organismo e evitar doenças futuras. Especialistas argumentam que os hábitos alimentares são formados desde a gestação e também alertam que, até os dois anos de idade (primeiros mil dias), caso a dieta seja inadequada, o corpo da criança pode “programar-se” geneticamente para desenvolver problemas crônicos, como colesterol alto e hipertensão.

Para ajudar os pequenos a expandirem o paladar, o melhor caminho é o exemplo. Ver os pais comendo diferentes alimentos estimula o desejo de experimentar comidas variadas. Ademais, algumas atitudes contribuem bastante para que as crianças se acostumem a comer coisas saudáveis. Confira:

    1 – Quando seu filho recusar um alimento, não o troque por outro que ela aprecie. Espere alguns minutos e ofereça-o novamente. Persistir e mudar a apresentação são os segredos para vencer a recusa.

    2 – Por falar em aparência, ela conta muito. Um prato com alimentos com cores e formas distintas (carrinho, bichinho, florzinha, entre outras) é sempre mais atrativo. Contar histórias sobre a origem e os benefícios de cada alimento também ajuda a conquistar a atenção e o paladar dos pequenos.

 

alimentos nutritivos

Usar a criatividade na preparação dos alimentos para as crianças
Créditos da Imagem: BubbleJuice   Via: Pixabay

 

      3 – Refrigerante contém muito gás, açúcar e corantes químicos, por isso, evite oferecê-lo à criança. Se ela não experimentar, não sentirá falta. Essa orientação se estende para produtos industrializados, repletos de sódio e gorduras, como macarrão instantâneo, salgadinhos, bolachas e hambúrgueres.

    4 – Ofereça sobremesas saudáveis durante a semana e deixe os doces mais elaborados para o domingo. Vale investir em frutas, gelatina e iogurte natural com mel ou outro ingrediente saudável.

    5 – Incentive os pequenos a preparar a própria comida. Há publicações com receitas simples e saudáveis que as crianças podem fazer sozinhas ou com uma mãozinha dos adultos. Uma boa alternativa é o livro Chocolate com pimenta, disponível no Portal TodoLivro.