Crianças Podem Ser Vegetarianas?

Publicado em 31 de março de 2016
dieta-vegetariana

Dieta Vegetariana evita o aparecimento de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade | Fonte da imagem: pixabay.com

Devido a sua capacidade de evitar diversas doenças, como diabetes, hipertensão e até mesmo obesidade, as dietas que excluem o consumo de carne ou mesmo de todos produtos de origem animal possuem muitos adeptos no mundo todo. Com isso, essa prática alimentar tem sido adotada por muitas famílias, mas será que crianças podem ser vegetarianas?

A dieta vegetariana supre todas necessidades das crianças?

A maioria dos profissionais de saúde concordam que dificilmente esse tipo de dieta, principalmente quando se estende a todos os alimentos de origem animal, consegue fornecer todos os nutrientes que as crianças precisam ingerir por dia. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é preciso levar os pequenos a um profissional e conversar com ele sobre o que planeja.

A Sociedade Americana de Pediatria recomenda que toda criança que for submetida a uma dieta vegetariana tenha o acompanhamento regular de um médico especialista e, caso necessário, consuma suplementos alimentares.

Dieta-Vegetariana-Criancas

A dieta vegetariana pode causar deficiência nutricional . | Fonte da imagem: pixabay.com

Perigos da dieta vegetariana para crianças

A dieta vegetariana para crianças não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois uma alimentação inapropriada pode causar deficiência nutricional e comprometer seriamente o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Segundo o órgão, ela deve ser evitada até mesmo por gestantes, porque, adeptos da dieta vegetariana podem apresentar deficiência de vitamina B12, e consequentemente não poderão repassar o nutriente para o feto.

Crianças precisam de alimentos calóricos

É importante que os pais entendam que crianças não são mini adultos, elas possuem fisiologia e necessidades nutricionais diferentes, precisando consumir um número muito maior de calorias durante o dia. Como as dietas vegetarianas possuem uma baixa densidade calórica, os pais deve tomar o cuidado de incluir alimentos com maior densidade calórica.

Alimentação Saudável com o Todo Livro

Para ajudá-los a criar uma alimentação mais saudável para os pequenos, nós criamos uma seção especial com alguns livros sobre o assunto que mostram a eles a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis.