Como Incentivar as Crianças a Comer Verduras e Legumes

Publicado em 18 de janeiro de 2016
como-incentivar-o-consumo-de-verduras-e-legumes

imagem de: pixabay.com

 

Uma boa alimentação desde a infância garante o crescimento saudável, evita diversas doenças e é ainda um hábito que a criança leva por toda a vida. No entanto, fazer os pequenos comer verduras e legumes nem sempre é algo fácil e exige uma boa dose de persistência. Para essa tarefa ser bem-sucedida, algumas dicas são fundamentais.

Comece desde cedo 

Incentivar as crianças a comer verduras e legumes desde que são bem pequenas garante que elas não estranhem esses alimentos quando forem maiores. Até os dois anos, esses alimentos devem ser servidos como papinha e, ao poucos em sua forma in natura. Apresente sempre uma nova opção para as crianças, mesmo que elas rejeitem no começo.

Controle o que compra em casa 

Quando as crianças começam a ter contato com alimentos industrializados, principalmente se forem ricos em açúcar ou frituras, eles passam a estranhar as verduras e rejeitá-las. Cabe aos adultos controlar o que entra na dispensa, apostando e maior quantidade de itens do hortifrúti.

Seja exemplo para seus filhos 

O comportamento dos pais sempre são exemplos nos quais os filhos se inspiram. Como você quer incentivar as crianças a comer verduras e legumes se você não faz o mesmo? Toda a família precisa ter o hábito de se alimentar corretamente. Além de encorajar os pequenos a seguir os mesmos passos, isso beneficia a saúde de todos.

Leve os pequenos para comprar os alimentos 

Sempre que puder, leve as crianças à feira para escolher as verduras e legumes que serão utilizadas na preparação dos pratos mais saudáveis. Enquanto fazem as compras, apresente a elas todos os itens e seus respectivos nomes. Tocar, sentir a textura e conhecer mais sobre esses alimentos são atitudes que podem despertar o interesse das crianças em prová-los.

Aposte em jogos e histórias

Outra forma de fazer com que as crianças se interessem pelas verduras e legumes é incentivar jogos e brincadeiras relacionados a esses alimentos. Contar histórias em que os personagens possuem determinado poder porque têm uma alimentação saudável ou mesmo oferecer livros de atividades que tenham esse tema, como é o caso do Hora de Aprender! Alimentos também é uma ótima pedida para isso.

Chame as crianças para cozinhar

Que tal chamar as crianças para preparar os pratos? Vale propor jogos e brincadeiras para incentivá-los a  separar os ingredientes saudáveis e depois fazer uma deliciosa salada juntos. Estimular a imaginação dos pequenos também é uma ótima pedida, como preparar a comida fingindo que se trata de uma porção mágica, por exemplo.

Varie na preparação dos alimentos 

Variar na preparação e, principalmente, na apresentação dos pratos, deixando-os mais divertidos é uma forma eficaz de convencer os pequenos a comer verduras e legumes. Faça carinhas ou outros desenhos com os ingredientes. Se o seu filho costuma não comer verduras e legumes in natura, aposte em cortes diferentes ou em preparações diversificadas para identificar aquela que teve melhor aceitação.

O que não dá certo  

Apesar de muito comuns, algumas atitudes não resultam em ótimos resultados quando se trata de incentivar os pequenos a comer verduras e legumes. Outras até podem fazer com que as crianças associe determinado alimento a um experiência negativa e o rejeite ainda mais. Brigar, castigar ou bater estão entre elas. Os pais também não devem obrigar os filhos a consumir todos os tipos de vegetais. Se eles já gostam de alguns itens da categoria já é uma grande vitória.